domingo, 2 de janeiro de 2011

5 mil fieis levam Santa à Catedral



Foto: Luiz Setti

Antes mesmo dos primeiros raios de sol de 2011, os devotos de Nossa Senhora Aparecida começaram a caminhada da 112ª Romaria de Aparecidinha, que no primeiro dia do ano leva a sua imagem do Santuário de Aparecidinha até a Catedral Metropolitana de Sorocaba. Os 16 quilômetros percorridos pela procissão foram marcados pela fé, oração e devoção dos fiéis participantes e segundo estimativa do Padre José Antônio Leite de Oliveira, pároco do Santuário de Aparecidinha, que acompanhou toda a procissão orientando orações e cantos em homenagem à Padroeira do Brasil, mais de 5 mil pessoas foram agradecer e pedir por graças. O número de participantes foi menor que os outros anos, porém essa tradicional comemoração, como sempre, foi muito bonita e emocionante, comentou ele.

Após a vigília dos fiéis no antigo Santuário do bairro Aparecidinha, durante a madrugada do dia 1, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi levada ao Santuário novo, onde, às 5h da manhã, o arcebispo Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues presidiu uma missa. Logo após, às 5h50, a procissão começou, com céu ainda um tanto escuro. Assim que viu a imagem da Santa, Maura Bolfer, 45, ficou com olhos marejados. É que lembro de meus avós, de maus pais, todos devotos. E como tenho recebido tantas bênçãos, poder vir aqui e agradecer é algo que mexe com as emoções, disse ela que sempre que possível está presente na romaria. Vou rezando o terço o tempo todo, contou.

A maior concentração de devotos estava nas três paradas tradicionais da Santa. A primeira na Igreja Santo Antônio, onde o Frei Gilberto recebeu a imagem com uma oração junto aos fiéis presentes no local. Na segunda parada, a Santa foi levada pelo Padre José Antônio para uma visita aos enfermos da Santa Casa de Misericórdia, onde muitas pessoas, emocionadas, aguardavam o momento para uma oração e uma homenagem à santa de devoção e a São Benedito, que a partir desse ponto segue viagem em outro andor. Foi na Ponte Francisco Dellosso, a terceira parada, que aconteceu a tradicional queima de fogos em homenagem à Nossa Senhora Aparecida.

Nesse local, mesmo diante de tanto barulho, a senhora Loide Antunes Piqueiras, de 60 anos e que há 40 acompanha a procissão, fazia sua oração de forma muito compenetrada e emocionada. É porque tenho tanto a agradecer a Nossa Senhora, de quem fiquei devota quando conheci meu marido. Jaime Piqueiras, seu esposo, também a acompanha na romaria e muito feliz contou que as duas filhas do casal também são devotas da Santa.

Os romeiros seguiram pela estrada velha de Aparecidinha, saindo na Avenida 3 de Março em direção à Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes. Alcançaram, pela rua Yashica, a Avenida São Paulo, continuaram pelas ruas XV de Novembro e São Bento, até chegar à Praça Coronel Fernando Prestes. A missa que marcou o encerramento da procissão foi presidida pelo Padre Tadeu Rocha Pinto, pároco da Catedral. Durante todo o trajeto, agentes da Urbes - Trânsito e Transportes controlaram e orientaram o trânsito local. Os romeiros foram acompanhados de uma ambulância e um unidade móvel do Samu-192, disponibilizados pela Secretaria da Saúde (SES). (Andea Alves - Cruzeiro on-line)

Nenhum comentário: