O Megaplantio será realizado em 300 mil metros quadrados no Jardim Santa Marina, no Santa Lúcia e no Parque das Laranjeiras. São áreas públicas e alguns pontos das margens do rio Sorocaba. A zona norte foi escolhida por ser considerada a região menos arborizada da cidade.
A ação ambiental integra o Plano de Arborização Urbana, cuja meta é plantar 500 mil árvores até 2012. Para atingir este objetivo, a secretária de Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho, estima que, sejam necessários - e cada vez mais comuns - novos mutirões do gênero em 2011.
Durante o Megaplantio serão plantadas espécies nativas e frutíferas da região, como o cedro rosa, ingá, goiaba, peroba rosa, etc. Por se tratar de uma APP (Área de Preservação Permanente), serão plantadas 30% de frutíferas e 70% de nativas para respeitar e manter a diversidade.
Berços já estão abertos e esperam as 50 mil mudas do Megaplantio
Foto: Zaqueu Proença/Prefeitura de Sorocaba
Aberto a todos
Já estão encerradas as inscrições para quem desejava utilizar o transporte da prefeitura para ir até o local do evento. Mas o Megaplantio continua aberto para todos que desejarem participar. Para isso, basta se dirigir até o local, neste domingo, às 9h.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Roberto Montgomery Soares, um dos responsáveis pela logística do evento, a partir das 8h, 40 agentes de trânsito da Urbes – Trânsito e Transporte já estarão em alguns pontos estratégicos orientando a população, desde o início da Avenida Itavuvu até o local do plantio. Além disso, haverá sinalização nas principais vias próximas ao local.
A concentração dos ônibus será às 7h deste domingo no Parque das Águas, no Jardim Abaeté. É de lá que os veículos sairão, a partir das 8h, para buscar somente os grupos inscritos antecipadamente.
No local, 60 funcionários da Prefeitura, entre coordenadores e supervisores do Mega Plantio, vão organizar a chegada das pessoas, além de prestar toda a assistência e esclarecer dúvidas.
Esteja preparado para participar e plantar
Vai plantar? Então fique atento a algumas recomendações. O primeiro cuidado é com a planta que será depositada nas covas, já abertas pelas equipes da prefeitura. “É preciso ter cuidado para que o torrão de terra que segura a planta não se desfaça e a raiz fique machucada”, explica o biólogo Demis Lima, da Secretaria de Meio Ambiente, especialista em botânica.
Ele lembra ainda que do torrão sai um caule muito jovem e, por isso, ainda frágil. Após depositar a muda no berço, o voluntário deve colocar a terra em volta dele. “Mas ela não pode cobrir o tronquinho e deve ficar na mesma altura de onde termina o torrão. Se a terra cobrir um ou dois dedos da planta ela pode apodrecer”, alerta.
A terra não deve ser pilada em torno da muda. É preciso escolher o meio termo para não socar demais, nem deixá-la tão fofa ao redor. Na etapa final, é colocado um tutor de bambu para segurar a planta enquanto ela cresce. Qualquer dúvida sobre o plantio correto pode ser esclarecida na hora, com as equipes técnicas.
Quem quiser, pode ainda levar luvas de jardinagem. Roupas e tênis confortáveis, chapéu, boné e filtro solar, também devem fazer parte do kit do voluntário. “Também é bom levar muita alegria e boa vontade para curtir o momento”, brinca o biólogo. (Carla de Campos - Agência BOM DIA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário