Pelo calendário oficial, está em andamento a quinta etapa da campanha, destinada a pessoas de 30 a 39 anos, mas os sorocabanos que fazem parte dos outros grupos contemplados e ainda não se vacinaram também podem procurar as unidades de saúde para se proteger. Dentre todos os outros grupos, o único que continua abaixo da meta é o das gestantes, que até esta quarta-feira (12) atingiu cobertura de 65,79%, com 5.242 doses aplicadas.
Entre as pessoas de 30 a 39 anos, foram vacinados 22.903 sorocabanos, perfazendo uma cobertura de 24,33%. A estimativa é que Sorocaba tenha 94.123 moradores nesta faixa etária. A meta até dia 21 de maio é atingir 75.298 pessoas (ou seja, os 80%). Para isso, a vacinação continua disponível em todos os 30 Centros de Saúde, no horário normal de funcionamento das unidades. Também prossegue a programação de postos volantes nas universidades (relação abaixo).
Novas doses
Também continua até 21de maio a vacinação dos idosos contra a gripe comum. Até terça-feira (dia 11) 21.212 pessoas foram imunizadas, o que corresponde a 35,71% da população estimada na faixa etária, que é de 59.405 sorocabanos. A meta é atingir pelo menos 80% deste total, ou seja, 47.524 idosos.
A partir desta semana, a Secretaria da Saúde de Sorocaba passou a receber doses da vacina trivalente, que protege contra a gripe comum e contra o vírus H1N1 (é uma vacina conjugada). Desde segunda-feira (10), o município recebeu três cotas totalizando 19 mil doses deste tipo de vacina (trivalente).
Nesta quinta-feira (13), houve ainda uma entrega de 30 mil doses da vacina específica contra H1N1 (monovalente). A vacina contra a gripe sazonal acabou no estoque da Vigilância Epidemiológica nesta quinta-feira (13), quando as últimas doses foram distribuídas às unidades de saúde. Já a vacina monovalente, que protege exclusivamente contra H1N1, está com estoque regular.
Os Centros de Saúde estão dando prosseguimento à imunização de todos os idosos com a vacina trivalente. Aquelas pessoas (com mais de 60 anos) que eventualmente já tenham se vacinado contra H1N1 (por serem doentes crônicos), segundo orientação do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo, podem receber a vacina trivalente sem contraindicação ou risco para esses pacientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário