sexta-feira, 14 de maio de 2010

Nasa lança ônibus espacial com sucesso

Esta é a última missão do ônibus espacial Atlantis

A Nasa (Agência Espacial Americana) lançou com sucesso o ônibus espacial Atlantis nesta sexta-feira. A 32ª missão da nave partiu às 14h20, horário local da Flórida (15h20 horário de Brasília), assim como havia sido programado.

Foto: AP

A missão do Atlantis deve durar 12 dias

Por volta das 15h29 o ônibus espacil atingiu a órbita da Terra rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). De acordo com a Nasa, a Atlantis partiu sem problemas.

O ônibus espacial parte para seu último voo, com seis astronautas a bordo, para levar o pequeno módulo russo Rassvet, equipamentos e alimentos para a Estação Espacial.

Depois desse voo, só restarão dois lançamentos de ônibus espaciais, o do Discovery em meados de setembro e do Endeavour, no fim de novembro. Depois, os três ônibus espaciais serão retirados de serviço após três décadas de operação.

Durante esta missão de 12 dias, dos quais sete o ônibus passará acoplado à ISS, o Atlantis e sua tripulação transferirão mais de 12 toneladas de materiais, seis bateriais para as antenas solares da estação, alimentos e experiências científicas.

O módulo russo Rassvet ("Aurora", em ruso) ou MRM-1 é o maior elemento dos transportados pela Atlantis.

A ISS, um projeto de 100 bilhões de dólares que começou em 1998, no qual participam 16 países, é financiado principalmente pelos Estados Unidos.

Depois do fim dos ônibus espaciais, os Estados Unidos dependerão dos Soyuz russos para levar seus astronautas à Estação, até que um lançador americano fique pronto para substituição em 2015. (iG São Paulo)

Nenhum comentário: