sexta-feira, 14 de maio de 2010

Segundo CBF, sete projetos de estádios para Copa 2014 foram aprovados pela Fifa

Após o "puxão de orelha" da Fifa, que criticou o atraso nas obras dos estádios brasileiros no início de maio, a CBF informou que sete projetos foram já foram aprovados pela entidade. Segundo Ricardo Teixeira, o Comitê Organizador da Copa do Mundo foi informado nesta semana que as cidades de Cuiabá, Manaus, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e Brasília estão garantidas no Mundial de 2014.

“Não houve elogiou ou crítica à nenhuma sede. Foi aprovado o projeto apresentado e ponto. Elas agora têm um mês para apresentar a viabilidade financeira de fazer o projeto” afirmou Ricardo Teixeira. O presidente da CBF participou do anúncio do patrocínio da Nestlé à seleção brasileira.

Sobre o Morumbi, que no projeto inicial da Copa do Mundo estava previsto para receber a abertura do torneio, o dirigente deixou claro que nada está definido. “A carta que recebemos informa que o projeto foi aprovado e que o Morumbi está preparado para receber uma semifinal. A definição sobre a abertura será decidido depois, pela Fifa”, declarou.

Doze sedes garantidas

O número 1 da CBF também garantiu que não haverá uma redução no número de sedes na Copa de 2014. Dozes cidades foram escolhidas em 2009. “Não há nenhum pensamento da Fifa de diminuir o número de sedes. Eu falo como presidente da CBF, como membro do Comitê Organizador e integrante da Fifa, também. Serão doze sedes”, afirmou Teixeira.

A especulação sobre uma provável redução no número de cidades que receberão jogos do Mundial surgiu após críticas do secretário-geral da Fifa. “Recebi um relatório sobre a situação dos estádios brasileiros e preciso dizer que não é muito boa. Há alguns [estádios] com o alerta vermelho já aceso, o que é impressionante. É impressionante como o Brasil já está atrasado. E não estou falando apenas do Morumbi ou do Maracanã, estou falando de vários estádios”, afirmou Jerome Valcke, no dia 3 de maio.

Ao ser questionado se as críticas ao Brasil lhe incomodavam, dirigente despistou. “Como presidente do Comitê Organizador, eu não sinto incomodo nenhum. Nós relatamos para a Fifa como estava o andamento dos projetos e foi isso que gerou esse puxão de orelha. Como brasileiro, sim, eu me sinto incomodado por ter sido chamado atenção”, respondeu. (Paulo Passos, iG São Paulo)

Nenhum comentário: