quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Sorocaba receberá exposição das Cidades Educadoras

Depois de percorrer cidades de vários países, em novembro será a vez de Sorocaba receber a exposição itinerante 'Ciudades Educadoras: Acciones Locales, Valores Globales'. Trata-se de uma mostra de imagens e textos sobre ações desenvolvidas pela Associação Internacional de Cidades Educadoras (Aice), que tem sede em Barcelona.

Com o tema Educação, em sua primeira etapa, a exposição esteve em Granollers (Espanha), Budapeste (Hungría), Belém (Palestina), Dacar (Senegal), Tampere (Finlandia) e Guadalajara (México). Já, a segunda fase, que começou em julho e prossegue até abril de 2013, temo como tema Saúde e Cultura e vai passar por Paysandu (Uruguai), Rosario (Argentina), Sorocaba (Brasil), Praia (Cabo Verde), Lisboa (Portugal) e Gandía (Espanha).

Os objetivos são apresentar à população as diferentes experiências que seguem a Carta das Cidades Educadoras, além de mostrar potencialidades educativas e a confirmação do compromisso com a educação no sentido mais amplo. A exposição também visa à difusão da Aice e o estabelecimento de novas formas de cooperação.

Paysandu, foca o acesso à cultura; Sorocaba, a promoção da saúde; Rosário, a higiene urbana e o cuidado com o meio ambiente; Praia, apresenta a democratização do esporte; Lisboa, a formação de trabalhadores municipais, e Gandia, a Universidade das Pessoas Maiores.

No caso de Sorocaba, as imagens retratam atividades do Via Viva, projeto Caminhada, Pedala Sorocaba, Academia ao Ar Livre e Megaplantio Escolar, entre outras. A Aice classifica a saúde e a cultura como pilares fundamentais sobre os quais assenta a vida humana. E entende que o cuidado com a saúde não é responsabilidade apenas de médicos e hospitais, nem a cultura é só o que está nas bibliotecas e museus. Para a associação, as experiências das cidades de Praia, Sorocaba e Rosário mostram que é possível promover a saúde mediante o esporte, a educação do espaço físico e o cuidado com o meio ambiente.

A Associação Internacional de Cidades Educadoras (Aice) foi fundada em 1990, em Barcelona (Espanha). A rede é formada atualmente por mais de 430 cidades de 35 países (África, América, Asia-Pacífico e Europa). A rede brasileira, coordenada por Sorocaba, é composta por 14 cidades.
 
(Jornal Cruzeiro do Sul)

Nenhum comentário: