sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Parceria abre vagas no ensino técnico para alunos da rede pública

Uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, e a Fundação Educacional Politécnica de Sorocaba (Colégio Politécnico), vai permitir a 180 jovens que já concluíram o ensino médio na rede pública ou que ainda estão cursando o 2º ou 3º ano, a cursarem o ensino técnico. Os cursos oferecidos são em Administração, Logística, Informática para Internet e Manutenção, Manutenção e Suporte para Informática.

As aulas acontecerão em dois períodos (manhã ou noite) e para se inscrever é necessário que o candidato tenha concluído o ensino médio ou estar cursando a 2ª ou 3ª série em escola pública, além de comprovar residir em Sorocaba. As inscrições gratuitas serão realizadas em duas etapas: de 30 de janeiro e 3 de fevereiro e de 6 a 11 de fevereiro.

Conforme ressalta o prefeito Vitor Lippi, essa é mais uma ferramenta que a Prefeitura disponibiliza aos jovens sorocabanos oriundos de escolas públicas, para que possam alcançar a formação profissional. "Com o governo do estado já conseguimos ampliar em muito o número de vagas nas escolas técnicas e estamos prestes a inaugurar a terceira ETEC em Sorocaba. Agora temos mais essa parceria com o Politécnico. Isso significa mais oportunidades aos nossos jovens para que se preparem para o mercado de trabalho", diz Lippi.

No momento da inscrição é preciso que o candidato preencha um questionário socioeconômico, fornecido pelo colégio. Se menor de 18 anos, essa ficha deverá se assinada também pelos pais ou responsáveis. Para beneficiar prioritariamente os alunos que comprovadamente necessitam é necessário apresentar documentos da renda familiar (de todos os que moram na residência do aluno).

No portal do Colégio Politécnico é possível conferir toda a documentação exigida. Vale destacar que como se trata de um compromisso em promover o ensino técnico a candidatos que não podem custear os estudos, as informações deverão ser reais e precisas. A Prefeitura e a Direção poderão fazer visitas às residências dos alunos para comprovar as informações prestadas no momento da inscrição.

Vale ressaltar que são 180 vagas no total, nos cursos citados acima, sendo que os jovens interessados poderão consultar o manual do candidato também no portal do Colégio Politécnico. A ficha de inscrição deve ser retirada na recepção do Colégio e se houver mais candidatos que o número de vagas oferecidas para cada curso, será realizada prova de seleção, no dia 18 de fevereiro, composta de 50 questões objetivas. Cada aluno recebe gratuitamente o uniforme e as apostilas utilizadas durante as aulas.

Nenhum comentário: