sexta-feira, 22 de julho de 2011

Passes em papel de ônibus estão em fase de "extinção" na cidade de Sorocaba

a Urbes deu prazo até o dia 15 de setembro para que o passe deixe de ser vendido e ceda lugar ao cartão unitário, feito em plástico, semelhante a um cartão bancário

Os sorocabanos estão habituados a comprar passes do transporte público, feitos em papel, em postos autorizados, como por exemplo bancas de jornal. Porém, o bilhete está com data marcada para deixar de existir. Segundo os vendedores de postos credenciados, a Urbes - Trânsito e Transportes deu prazo até o dia 15 de setembro para que o passe deixe de ser vendido e ceda lugar ao cartão unitário, feito em plástico, semelhante a um cartão bancário. A migração, no entanto, gradativa está representando prejuízo para os comerciantes.

“A maioria das pessoas não está sabendo desse novo cartão e quase todo mundo vem à procura do passe de papel, que está tendo o fornecimento reduzido. Sem ter o passe de papel para oferecer, perco vendas”, queixa-se o jornaleiro Roberto Alves Grando, 40, que tem banca no Campolim.

O cartão plástico, alerta a Urbes, continuará a ser vendido normalmente nos postos credenciados espalhados pela cidade. Ele deverá ser depositado na catraca no ato do embarque, num procedimento exatamente ao que é feito com o passe de papel.
“Eu vendia 100 passes por semana e agora que o fornecimento está sendo suspenso, estou perdendo”, diz a jornaleira Maria do Carmo Mathias. O lucro dos vendedores autorizados é de 4% sobre cada passe comercializado.

A Urbes - Trânsito e Transportes explicou ao BOM DIA, através de nota, que este é em um momento de transição e alguns ajustes de procedimentos no abastecimento dos postos de venda estão sendo implantados.

Apesar das menores quantidades fornecidas, no entanto, todos os vendedores ambulantes e postos credenciados estão sendo abastecidos, ratifica a empresa. A Urbes salienta que os usuários estão utilizando mais o cartão cidadão, que pode ser recarregado e utilizado mais de uma vez.

(Mariana Sugahara - Colaboração para o Jornal BOM DIA)

Nenhum comentário: