O 3º Congresso de Educação de Porto Feliz, que deverá reunir , nos dias 28 e 29 de julho, cerca de 800 educadores da rede municipal de Ensinotraz o tema "Educação de qualidade: compromisso de todos". De acordo com a Diretoria de Educação, a novidade deste ano são as oficinas e mini-cursos disponibilizados aos participantes do evento. Além de assistir às palestras, cada professor poderá escolher a atividade que deseja fazer: são sete oficinas e três minicursos diferentes, cada um deles com duas edições.
As oficinas abordarão assuntos como "Comunicação, criatividade e inteligência", "Dinâmicas para reuniões de pais e professores", "A música como recurso na sala de aula", "Dicas e práticas de alfabetização e letramento para crianças das séries iniciais", entre outros. Já os mini-cursos trarão os temas "Educação afetiva e ética sexual: referências teóricas e subsídios didáticos para abordar a sexualidade na infância e adolescência a partir da realidade da escola", "Como promover o letramento na educação infantil e no primeiro ano?" e "O que faz a diferença no ensino de alunos cada vez mais Diferentes?".
A maioria das ações será desenvolvida na Escola Professor Domingos de Marco, mas outros locais serão utilizados, como o Espaço Cultural "Olair Coan" e a Estação das Artes "Assumpta Luzia Marchesoni Rogado".
O congresso faz parte das ações de formação continuada e qualificação dos profissionais da rede de ensino de Porto Feliz. O diretor de Educação do município, Carlos Alberto Pereira de Campos, explica como o congresso pode melhorar a qualidade da educação oferecida nas escolas. "Entendemos que educação de qualidade se faz através de compromissos firmados entre todos os agentes envolvidos no processo. Este é mais um momento especial em que buscamos essa troca de experiências e valores para trazer à tona o verdadeiro sentido do "ser educador". Nossa intenção é garantir um momento rico de discussão, de investimento próprio em formação", afirma.
"Se cada educador participar deste trabalho realmente disposto a se aperfeiçoar, a se tornar cada dia melhor como profissional e como ser humano, teremos certeza de que nosso trabalho surtiu o efeito esperado", prossegue o diretor.
Programação
Na quinta-feira, 28, as atividades começam às 7h30, na Escola Professor Domingos de Marco, com o credenciamento dos participantes. A abertura oficial está marcada para às 8h, com participação do coral "Voz do Silêncio", da rede municipal de ensino de Porto Feliz.
Às 9h, acontece a palestra "A Educação no foco das políticas públicas e o Plano Nacional da Educação", com o professor Mozart Neves Ramos, membro do Conselho Nacional de Educação. Às 10h15, será realizada a segunda palestra, "Educação e Vida de Qualidade", com o professor Clóvis de Barros Filho. No período da tarde, acontece o bloco das oficinas e mini-cursos, das 13h30 às 17h30.
Na sexta-feira, 29, serão retomadas as oficinas e mini-cursos, das 8h às 12h.
O diretor de Educação também comenta sobre o novo formato adotado neste ano para o congresso. "O fato de que cada profissional se inscrever na oficina desejada é de fundamental importância para que o encontro não seja exaustivo. O professor pode se sentir-se à vontade para participar da oficina com que melhor se identifique. Esta é a contribuição da Secretaria de Educação do município para fazer do ensino em Porto Feliz realmente uma referência nacional", analisou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário