terça-feira, 31 de agosto de 2010

Moradores reclamam de esgoto no centro

Foto: Bruno Cecim

Fezes, urina e resíduos chegam à via e exalam odor forte

Os moradores e comerciantes da rua José Bonifácio, no centro de Sorocaba, estão indignados com o despejo de esgoto na rua. Os dejetos são do edifício Arnaldo Ferro, que fica no número 21 da referida via. Segundo os reclamantes, o síndico do prédio e o gerente da loja que fica no térreo já foram informados da situação e ficam empurrando a responsabilidade do fato um para o outro. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) já foi chamado várias vezes, dizem, e não resolveu o problema. O Saae, por sua vez, negou ter conhecimento dos fatos, mas disse que verificará a situação. Enquanto isso, fezes, urina e resíduos domésticos chegam à via e exalam odor forte.

De acordo com Claudinei de Almeida, funcionário de uma empresa na rua José Bonifácio, há cerca de 2 meses o esgoto doméstico do edifício, localizado no número 21 da mesma via, é despejado na guia. Segundo ele, não raramente, o esgoto toma a sarjeta, invade a calçada e dificulta o acesso de pedestres ou carros no local. “Não dá para entrar com o carro na garagem sem levar fezes junto. Quando está bem cheio, temos que pular a guia para subir na calçada”, falou. A dona de casa Neuza de Oliveira contou que o odor forte invade sua casa e dificulta o acesso dos moradores. “Tem lanchonete aqui, escritório, todo mundo vê, reclama e nada. Nem o síndico, nem o gerente de loja, nem o Saae resolve”, desabafa.

Empurra-empurra

O referido prédio, que tem 24 apartamentos, conta com o síndico Esael Rodrigues da Paz, que garante: o esgoto do prédio é canalizado para a rua Barão do Rio Branco. Ele acredita que o esgoto seja da loja de roupas Torra Torra, da esquina, que fica no piso térreo do prédio. “Sei que tem uma caixa de esgoto aqui perto, dentro da loja. Mas ele não quer resolver”, diz. Já o gerente da loja, Rivaldo Galdino da Silva, garante, por sua vez, que o prédio passou por reforma há dois anos e que, nessa época, o esgoto desse andar também foi canalizado para a rua Barão do Rio Branco.

“Eles sabem que é do prédio, dos apartamentos. O Saae veio aqui e fez uma vistoria. Jogaram corante vermelho num vaso sanitário do prédio e a água saiu na referida sarjeta. Mas o pessoal do prédio não quer regularizar a situação”, afirma ele, que diz que, há 15 dias, o Saae esteve na loja para verificar o odor interno. “Mas nada fizeram”, diz. A história da vistoria do Saae e do corante foi confirmada por todas as partes, inclusive pelo síndico, que fez uma ressalva: “Demorou alguns dias e saiu. Primeiro o corante ficou preso na caixa da loja”.

Em nota, o Saae informou ontem que, diferente do que foi dito pelos reclamantes, não tinha conhecimento do ocorrido. Mesmo assim, a autarquia frisou que irá vistoriar o local e identificar os problemas. Segundo o Saae, se o problema for na rede pública, a autarquia se responsabilizará e fará o conserto. Se for confirmado o problema na rede privada de esgoto, ou seja no prédio, os técnicos do Saae orientarão os proprietários sobre as providências que devem ser tomadas. (Por Leila Gapy)

Nenhum comentário: