sexta-feira, 25 de maio de 2012

Tropeada recebe bênção em Itapetininga e segue rumo a Sorocaba

A marcha é um desafio de fé na preservação da memória tropeira da região - Por: Arquivo JCS/Emídio Marques
O frio tem acompanhado as noites nos pousos. O cansaço também. Mas a alegria, o companheirismo e o entusiasmo com a simplicidade da vida rural, traduzida nas tralhas, nas cangalhas penduradas nos animais e mesmo nos dormitórios improvisados nos caminhões de apoio, fazem com que a marcha seja um desafio de fé na preservação da memória tropeira da região.

A religiosidade, que desde sempre marcou a vida dos tropeiros, esteve presente na noite de terça-feira (22), Dia Estadual do Tropeiro, na recepção que o município de Itapetininga fez às comitivas da 7ª Tropeada Itararé-Sorocaba, que acontece desde quinta-feira passada, dia 17.

Em marcha pelo antigo caminho percorrido pelos desbravadores dos séculos 17, 18 e 19, que vinham do Sul e atravessam o estado de São Paulo em direção ao Rio de Janeiro e Minas Gerais, passando por Sorocaba - o Caminho Paulista das Tropas, mais de 180 homens, mulheres e crianças, com seus mais de 250 animais, assistiram à missa do Padre Giba no recinto de exposições "Acácio de Moraes Terra".

Até Itapetinga foram cerca de 180 quilômetros de estradas, na sua maioria em terra, e cinco dias de cavalgada, parando para alimentação e pouso. Até agora, 27 municípios estão representados no evento. Sorocaba se faz presente com os integrantes da Associação dos Tropeiros de Sorocaba (ATSR) e pela Associação Cultural Tropeira (ACT).

Ao todo, serão 356 quilômetros até chegar a Sorocaba, neste sábado (26). Segundo expectativa do secretário executivo do Caminho Paulista, Orailson Pereira, cerca de 40 cidades deverão prestigiar a 45ª Semana do Tropeiro. A tropa chegará por volta das 13h e, após breve parada, seguirá ao Largo do Divino, no Jardim São Paulo, aonde será recepcionada pelo Madrigal da Rainha e por autoridades locais. "A partir daí, somos visitantes na cidade anfitriã", explicou Pereira.

As comitivas seguirão, então, em direção ao Parque Natural "Chico Mendes", no Alto da Boa Vista, para descanso e pouso. Ali vai se desenrolar a festa que sempre cerca os tropeiros, com moda de viola, exposição de tralhas e feira de artesanato regional. Tudo numa ambientação que remete ao período tropeiro.

Ainda no sábado e no "Chico Mendes", como em todos os lugares onde param, também Sorocaba vai celebrar uma missa de Ação de Graças aos tropeiros, às 18h, com Padre Ocelo e participação do Madrigal da Rainha.

A dupla sertaneja Liu e Leo fará show a partir das 20h30 e ainda haverá o tradicional jantar com costela de fogo de chão. A entrada no parque é gratuita e o público contará com barracas de comidas, bebidas e toda infraestrutura de sanitários e segurança.

Nenhum comentário: