sexta-feira, 25 de maio de 2012

Semana do Tropeiro - Agenda oferece exposições, atividades noturnas e desfile

A Biblioteca Infantil "Renato Sêneca de Sá Fleury" mantém até o próximo dia 31 a exposição "A Mula e Tropa", dentro das comemorações da 45ª Semana do Tropeiro. Miniaturas de animais e maquetes que remetem ao período de grande transformação econômica, principalmente nos séculos 18 e 19, podem ser vistas se segunda à sexta-feira das 8h às 17h, gratuitamente.

Já no Casarão de Brigadeiro Tobias, outra exposição com material do tropeiro e estudioso Álvaro Augusto, mostra equipamentos, tralhas e arreios usadas pelos tropeiros em suas longas jornadas pelas picadas abertas na mata e, posteriormente, nos caminhos de terra que chegavam até Sorocaba. Coordenado pela historiadora e Diretora dos Museus Municipais da Secretaria da Cultura e Lazer (Secult), Sonia Nanci Paes, a mostra conta, ainda, com uma palestra interativa sobre a vida desses homens que deixaram sua marca na nossa história.

Além disso, a Tropa do Casarão, composta por mulas e burros pode ser vista bem de pertinho, já que os animais ficam soltos no entorno do prédio.

Especialmente nesta sexta-feira (25), o Casarão vai abrigar uma roda de viola, com apresentação de artistas locais, a partir das 19h.  "Uma grande oportunidade de a comunidade participar da festa contando os causos que marcaram a  história de muita gente que mora, principalmente, aqui na região de Brigadeiro Tobias", diz Sônia Paes.

Os eventos são todos gratuitos e abertos à população.

Show e desfile

A partir do sábado (26), o Parque Natural "Chico Mendes" será pouso das comitivas que integram a 7ª Tropeada Itararé-Sorocaba e que saíram daquela cidade na última sexta-feira (18). Com uma expectativa de mais de 300 homens, representantes de pelo menos 40 cidades da região, Sorocaba vai receber os tropeiros com missa do Padre Ocelo e participação do Madrigal da Rainha, a partir das 18h, show sertanejo com a dupla Liu e Leo, às 20h30, e um jantar com costela fogo de chão.

Para atender ao público o "Chico Mendes" será ambientado para remeter os visitantes aquela época das tropas desbravadoras, com exposições, mostra de animais e oficina de confecção de mulas, com material reciclável. A convite da Secult, artesãos de diversos municípios vão expor e comercializar presentes, comidas típicas e roupas.

No domingo, dia 27, a movimentação será ainda maior, pois as tropas visitantes saem em desfile pelo Antigo Caminho das Tropas às 9h. "Devemos ter um dos maiores desfiles dos últimos anos, com a presença de novas cidades e novas comitivas", disse o titular da Secult, Edmilson Chelles. Segundo ele, além dos cavaleiros que chegam a cidade, muita gente que possui algum animal se junta ao grupo, engrossando as comitivas. "Tornou-se tradição e vemos famílias inteiras participando deste resgate da memória tropeira".

A partir do "Chico Mendes", no  Alto da Boa Vista, o desfile vai seguir pela avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, Padre Madureira, atravessa a ponte Salomão Pavlovsky em direção à avenida Dom Aguirre, ganha um trecho da Afonso Vergueiro, pega a Álvaro Soares, 7 de Setembro até a Professor Toledo, volta pela Cesário Mota, desce a rua São Bento sentido XV de Novembro, vai para a avenida São Paulo onde, em frente ao Monumento ao Tropeiro a tropa é benzida, se dirige à Padre Madureira para alcançar a Carlos Reinaldo Mendes em direção ao parque. Ali, a partir do meio dia, a Camerata de Acordeões, de Boituva, encerra a festança.

Nenhum comentário: