quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Por que Mais Vereadores???

Aprovada em primeiro turno na Câmara Federal, a proposta que aumenta em quase oito mil o número de vereadores no Brasil ainda vai dar muito o que falar. Embora a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) ainda tenha de ser aprovada em segundo turno e esteja mobilizando milhares de suplentes de vereadores que querem a todo custo "trabalhar" por suas comunidades, o fato é que, segundo tudo indica, ao contrário do que gostariam, eles não poderão assumir na presente legislatura. Conforme já declarou o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, mesmo que seja aprovada de forma definitiva pelos congressistas, a PEC não poderá ter efeito imediato, devendo a sua aplicação ser feita só a partir da próxima legislatura, em 2013.

Se realmente for assim, essa não deixa de ser uma boa notícia para o cidadão comum , aquele que compra um carro e paga dois, compra um refrigerante e paga três, compra um pãozinho e paga 1,5, para bancar com a diferença, a massa de mais de 60 mil eleitos e 500 mil ocupantes de cargos de confiança que, em sua maioria, não merecem a confiança de ninguém. A sensação de impotência da população com o desperdício, a má gestão e a esperteza em cima dos recursos públicos, que saem do bolso de cada cidadão, é tão forte que deixa todo mundo anestesiado e sem ânimo para se mobilizar contra tudo e contra todos.

Por isso mesmo é de suma importância uma ampla e irrestrita reforma política no Brasil e não simples remendos como tem ocorrido até agora. Sem essa reforma, que possa reduzir o número de deputados federais e estaduais, senadores e vereadores, a classe política tende a ser cada vez pior, pelo desinteresse das pessoas íntegras de participar de um sistema extremamente viciado e perverso para os brasileiros. Ninguém ignora que, com raríssimas exceções, o que os políticos mais fazem é legislar em causa própria.

A troco do que por exemplo, uma cidade do porte de Sorocaba precisa ter mais de vinte vereadores? Se a legislação permite isso, o melhor de tudo seria acabar com ela de imediato. Criar mais vagas nos legislativos municipais não deixa de ser uma brincadeira de muito mau gosto e caríssima demais para os contribuintes. Antes de mais nada, o que falta é os governantes e políticos em geral não esvaziarem tanto os cofres públicos com gastos que não beneficiam ninguém.

O que resta, neste momento, é torcer para que a afirmação do presidente do STF seja consistente, isto para que o número de vereadores pelo menos não seja aumentado de imediato.

Nenhum comentário: