quinta-feira, 17 de setembro de 2009

"Uniso - Universidade De Sorocaba" Lança 34 Novos Cursos De Graduação No Aniversário De 15 Anos

A Universidade de Sorocaba (Uniso) apresentou 34 novos cursos de graduação que serão oferecidos a partir de 2010. O anúncio foi feito durante cerimônia que marcou o início das comemorações pelos seus 15 anos de fundação. As carreiras, somadas às 39 já disponíveis, contribuirão para aumentar em 40% o número de alunos atendidos atualmente pela instituição, cerca de 7,5 mil estudantes e estão reforçadas especialmente na área de Engenharia. Para montar a estrutura necessária para este crescimento, a universidade contará com um investimento de R$ 8 milhões, nos próximos 4 anos, conseguidos a partir de financiamentos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Desde sua fundação, a Uniso já formou 40 mil alunos.

A decisão de quais carreiras passariam a compôr o currículo acadêmico da Uniso foi tomada, segundo a reitoria, com base em pesquisas de mercado e nas solicitações feitas pelos próprios estudantes. Estamos atentos ao desenvolvimento da cidade, principalmente com a chegada da Toyota, além da Política Nacional de Crescimento. Precisamos garantir ao País uma independência tecnológica, comentou Fernando de Sá Del Fiol, Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, que destacou que o investimento no que parece ser um novo perfil da universidade, na verdade, chega para eliminar o mito de que a Uniso é especializada em formar professores e profissionais da área de Humanas. A universidade atua em todas as áreas do saber. Esse é um ranço histórico que ficou por conta da Faculdade de Filosofia, falou, referindo-se ao processo de formação da instituição de ensino.

O pró-reitor afirmou que a estrutura física disponível hoje, na Cidade Universitária, será suficiente para comportar o crescimento e os recursos serão aplicados, basicamente, na montagem de laboratórios. Vamos priorizar a realização dos cursos nos períodos matutino e vespertino e, nestes casos, o aluno terá incentivos, como mensalidades mais baratas, completou Fernando Del Fiol. A contratação de novos professores também será necessária porém, segundo o pró-reitor, não deve acontecer de imediato. Hoje temos 300 docentes e para as ciências básicas não será preciso. No decorrer dos novos cursos devemos contratar cerca de 200 docentes, finalizou.

Novidades

No total, a Uniso oferecerá, a partir de 2010, cinco novos cursos de Engenharia - Civil, da Computação, de Controle e Automação, Elétrica e Química além de outros ligados à área de Exatas e Tecnologia, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Banco de Dados, Gestão da Tecnologia da Informação, Processos Gerenciais, Segurança da Informação, Sistemas para Internet e Redes de Computadores. Compõem ainda a lista de carreiras que serão oferecidas a partir do vestibular deste final de ano as graduações em :

Alimentos, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia, Dança, Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmética, Eventos, Fisioterapia, Fotografia, Gestão Comercial, Gestão em Segurança Pública, Gestão do Turismo, Gestão Hospitalar, Música, Negócios Imobiliários, Produção Multimídia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo e Segurança no Trabalho.

Algumas se enquadram nos chamados cursos tecnológicos, com duração de 2 a 3 anos. A meta da Uniso é chegar a 80 cursos e para isso está prevista a criação, já em 2011, de mais seis novas carreiras, sendo quatro delas na área de mecatrônica industrial robotizada, além dos cursos de Agronomia e Psicologia.

Nenhum comentário: