quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Filme de Clementina de Jesus será lançado nesta 6ª

Dirigido por Werinton Kermes, documentário será exibido nesta sexta, às 20h, na Oficina Cultural Grande Otelo

Por: Divulgação

Será lançado nesta sexta-feira (11) o filme "Clementina de Jesus: Rainha Quelé", dirigido por Werinton Kermes e Heron Coelho, com roteiro de Mirian Carlos. A exibição gratuita terá início às 20h, na Oficina Cultural Grande Otelo. Antes da apresentação, às 19h, o público poderá participar de um bate-papo com o diretor Werinton Kermes e a roteirista sobre a obra. O projeto é uma realização do SESC Sorocaba, em parceira com o Governo de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura.

O documentário conta a história desta senhora negra, pobre, dona de casa e empregada doméstica que após toda uma existência longe dos palcos e das mídias, aos 60 anos, passou a cantar com os grandes nomes da música como João Bosco, Pixinguinha e Paulinho da Viola, com sua voz rascante e gutural.

"Clementina de Jesus: Rainha Quelé" traz depoimentos de muitos artistas que acompanharam sua trajetória como Martinho da Vila, Lecy Brandão, Paulinho da Viola, João Bosco, Mônica Salmaso, Cristina Buarque e Carlinhos Vergueiro. O vídeo-reportagem teve sua locação no quilombo São José da Serra, em Valença (RJ), região onde nasceu Clementina. Concebido em 2005, o documentário foi finalizado em maio de 2011, sendo exibido em diversos festivais e mostras no Brasil e no exterior.

Para completar a noite, a partir das 21h, o Núcleo Cupinzeiro fará uma apresentação de Roda de Samba, na Praça Frei Baraúna, em frente à Oficina Cultural Grande Otelo.
(Jornal Cruzeiro do Sul)

Nenhum comentário: