quinta-feira, 27 de maio de 2010

Campolim será monitorado por câmeras

A partir de amanhã a região do Campolim passará a ser monitorada por duas câmeras de vídeo e uma guarita de segurança será usada pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar. Além disso, uma frente de fiscalização e monitoramento do local foi estabelecida pela Prefeitura juntamente com a Guarda Municipal, Polícias Civil e Militar, Conselho Tutelar, promotoria da Infância e Juventude e comerciantes locais. O objetivo é inibir e reduzir os “excessos”, casos de embriaguez e violência cometidos por jovens que frequentam a área, principalmente aos finais de semana. O maquinário está localizado na praça Carlos Alberto de Souza, região central do bairro.

A divulgação dessas medidas foi feita ontem pelo prefeito Vitor Lippi (PSDB). Como justificativa, ele disse que “o problema no local é pontual e os números de incidentes como embriaguez no volante, rachas e brigas têm sido relevantes naquela região”. De acordo com Lippi, todos os comerciantes da região já foram orientados a não vender bebidas alcoólicas a menores de idade, assim como será intensificada a fiscalização a vendedores autônomos nos dias e horários de maior movimento no local. “Essa frente envolve várias secretarias e órgãos. Tanto que a guarita da GM e PM foi erguida no centro da praça, uma solicitação das autoridades para melhor visualizarem a área, principalmente nos finais de semana e dias de eventos”, destacou Lippi que mencionou a concentração de jovens e adolescentes “em massa”, principalmente às sextas-feiras à noite.

Há quase um mês, um acidente de trânsito na avenida Antonio Carlos Comitrê, no Campolim, matou o estudante quartanista de Medicina, André Moraes Arantes, de 22 anos. Na ocasião, ele dirigia um Golf quando no cruzamento com a rua Pedro Molina foi atingido por uma BMW que era guiada por Enrico Augusto Dela Dea, também de 22 anos. O acidente chamou a atenção popular e de autoridades porque testemunhas apontam Enrico como causador, por estar em alta velocidade quando trafegava pela avenida Antonio Carlos Comitre e assim, ter avançado o sinal.

Câmeras

Ainda segundo o prefeito, a colocação das duas câmeras de videomonitoramento foram cedidas por uma empresa de segurança gratuitamente como amostra de serviço. De acordo com Lippi, a administração já verificou, em iniciativas anteriores, que não tem como municipalizar o serviço. “No centro, por exemplo, colocamos câmeras que em pouco tempo estavam sucateadas pela ação do tempo. Resolvemos então apostar na prestação de serviço e uma empresa nos forneceu esse serviço como teste”, falou ele, sem informar por quanto tempo o serviço será testado e o nome da empresa cedente. As duas câmeras têm 360 graus de visibilidade e captam imagens a mais de 100 metros de distância.

As imagens gravadas pelo sistema Wi Fi (internet sem cabos) serão monitoradas pela Guarda Municipal, com disponibilização também para alguns setores (como o gabinete do prefeito) e serão armazenadas por 70 dias, num sistema automático. De acordo com Lippi, se o “teste” der certo e for viável, no próximo semestre o serviço deve começar a ser prestado ao município, inclusive em outros pontos da região central. “O certo seriam ao menos 18 câmeras espalhadas pelo centro e principais vias de acesso. Mas isso ainda está em estudo”, falou ele, e acrescentou: “Já sabemos que esse recurso pode diminuir em até 50% os casos de embriaguez ou violência”, citou.(Leila Gapy-Jornal Cruzeiro Do Sul)

Nenhum comentário: