terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Urbes Monta Operação Especial Para Os Dias De Carnaval Em Sorocaba

A Urbes – Trânsito e Transportes informa que realizará vários desvios no trânsito neste Carnaval. Para isso, montou um esquema operacional especial para acompanhar e escoltar os eventos. Trechos de avenidas e ruas serão interditados e liberados pelos agentes de trânsito conforme a passagem dos blocos.

A orientação da Urbes é para que os motoristas tenham paciência e cautela e aguardem o fim dos cortejos carnavalescos para prosseguir. Se possível, a recomendação é para que evitem as vias que terão eventos. Antes, durante e depois dos desfiles, agentes vão monitorar o trânsito e acompanhar os trajetos dos blocos, com viaturas e motos, a fim de evitar abusos, tanto por parte dos foliões, como por parte dos condutores.

Transporte coletivo com carros extras

Também foi montada uma operação especial no transporte coletivo. Carros extras serão disponibilizados aos usuários que quiserem participar dos blocos e desfiles das escolas de samba.

Além das linhas 14 - Santa Rosália, 23 – Industrial, 29 - Hollingsworth, 31 - Cajuru, 53 - Éden, 61 – Iporanga, 72 - Bairro dos Carvalhos e 75 – Campininha que atendem a região do Paço, onde será realizado o desfile será disponibilizados vinte ônibus extras para atender os foliões a partir das 17h30 de sábado e domingo, saindo pelo Terminal Santo Antonio.

Em razão do fechamento da avenida Engº Carlos Reinaldo Mendes entre a Biblioteca Municipal e as proximidades da Rudolf Dafferner, nos dias do evento, as linhas 29 - Hollingsworth, 31 - Cajuru, 53 - Éden, 72 - Bairro dos Carvalhos e 75 - Campininha, que atendem o Terminal São Paulo, terão seus itinerários desviados a partir da avenida Carlos Reinaldo Mendes, nas proximidades da Vila Rica, passando a circular pelos Jardins Isafer e Saira, e avenidas Joaquim Silva e Rudolf Dafferner em ambos os sentidos.

As linhas que atendem a região e que servem o Terminal Santo Antonio, 14 - Santa Rosália, 23 - Industrial e 61 - Iporanga, não sofrerão desvios e circularão com informativos especiais do "Carnaval 2010" para melhor orientar os usuários.

A Urbes informa aos usuários que assistirão aos desfiles que deverão embarcar e desembarcar nos pontos da avenida Rudolf Dafferner perto do acesso ao Paço Municipal, onde a fiscalização acompanhará a operação e disponibilizará viagens extras de retorno ao Terminal Santo Antonio, e de onde partirão linhas atendendo aos principais corredores da cidade caso o evento se estenda até após a uma hora da madrugada.

Excepcionalmente durante esses eventos será implantado um ponto livre de taxi na Rudolf Dafferner com capacidade para aproximadamente dez veículos.

Interdições temporárias

A primeira intervenção no trânsito ocorrerá nesta sexta-feira (12), a partir das 19h, em frente ao Paço Municipal, na pista bairro/centro da avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, onde ocorrerá o desfile das escolas de samba. A intervenção se estenderá até as 22h para a realização do ensaio das escolas.

A segunda intervenção será na sexta-feira, dia 12, no bolsão do cruzamento entre as avenidas Afonso Vergueiro e Eugênio Salerno, onde acontecerá a concentração do bloco ‘Depois a gente se vira’. A expectativa é que, a partir das 20h, o bloco inicie o seu trajeto, subindo pela avenida Eugênio Salerno, ruas Moreira César, Cesário Mota e São Bento, terminando o percurso em frente à praça Cel. Fernando Prestes.

O próximo evento de Carnaval que vai interferir no trânsito é o bloco ‘Mandala’, no sábado (13). A concentração do grupo começa às 16h na esquina das ruas Visconde de Taunay com Imperatriz Leopoldina. A partir das 19h o cordão seguirá pelas ruas Visconde de Taunay, Barão de Cotegipe e Francisco de Queiroz, avenida General Carneiro, ruas Dimas de Melo, Almirante Barroso, Francisco Ferreira Leão e Caramuru, dispersando-se no feirão do Mangal. Nesse ponto, o grupo se unirá ao bloco ‘Amigos do Quilombinho’, que tem concentração na rua Tamandaré, também a partir das 16h, com saída prevista para as 20h.

No sábado (13) e no domingo (14), a Prefeitura de Sorocaba promoverá o desfile das escolas de samba. Nos dois dias, partir das 16h, será necessário interditar a pista da Engº Carlos R. Mendes, entre a avenida Rudolf Dafferner e a rotatória junto à avenida 3 de Março, no Alto da Boa Vista. No sentido contrário, a avenida ficará totalmente liberada para o trânsito. A Urbe3s destaca que um bloqueio feito por agentes permitirá somente o trânsito local.

No domingo (14) vai ser a vez do bloco ‘Boca a boca’ ganhar as ruas e, por esse motivo, promover algumas alterações viárias. A concentração será às 15h, na pista de caminhada do Campolim. A partir das 21h o grupo seguirá pela rua domingos Julio, avenida Antonio Carlos Comitre e avenida Barão de Tatuí até a praça Sha´ar Haneguev, no Jardim Paulistano.

Os desfiles de rua continuam com o bloco ‘Recreiol’. A concentração está prevista para as 15h da próxima segunda-feira (15), na rua Zélia Dulce de Campos. Os foliões percorrerão, a partir das 21h30, a avenida Barão de Tatuí e as Cesário Mota e São Bento até a praça Coronel Fernando Prestes, onde se dispersarão.

A folia nas ruas será fechada com o bloco do ‘Cocó’. Na próxima terça-feira (16), a concentração começará às 17h na avenida Barão de Tatuí, na altura do número 460. A partir das 19h o bloco seguirá pela avenida Barão de Tatuí também até a Sha´ar Haneguev, no Jardim Paulistano. A previsão é que o grupo encerre o desfile às 23h.(Fonte: Urbes – Trânsito e Transportes)

Nenhum comentário: