terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

90 mil Preservativos Serão Distribuídos

Divulgação

As instituições e programas que atuam no combate à transmissão do vírus HIV em Sorocaba disponibilizarão aos foliões, durante o Carnaval e nos dias que antecedem a festa, mais de 90 mil preservativos masculinos. Só a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), tem estoque para distribuir 70 mil unidades (40 mil fornecidas pelo Programa Estadual de DST/Aids e o restante comprado pelo município) nos bailes e nas ruas, durante o desfile das escolas de samba e dos blocos, nos Centros de Saúde dos bairros e nas unidades de Pronto Atendimento (PAs). Soma-se a esta iniciativa o trabalho do Grupo de Educação à Prevenção a Aids em Sorocaba (Gepaso), que numa ação conjunta com 22 empresas e indústrias fará chegar, até a próxima sexta-feira, cerca de 20 mil unidades às mãos dos trabalhadores, grande parte conseguida diretamente do Ministério da Saúde (MS).

As ações e campanhas de prevenção do Carnaval deste ano terão como foco, por orientação do MS, mulheres de 13 a 19 anos e jovens homens homossexuais de 13 a 24 anos já que, segundo pesquisa do órgão, o número de casos de Aids vem aumentando entre este público. A faixa etária foi escolhida por ser sexualmente ativa e porque os jovens se envolvem cada vez mais nos eventos do Carnaval, especialmente os de rua, tão comuns em Sorocaba, comentou Maria Tereza Morales Dib, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids. Na opinião de Maria Lucila Magno, presidente do Gepaso, é impossível deixar de realizar campanhas de grande porte para o combate à Aids durante o Carnaval. O trabalho continua durante todo o ano, mas nessa época, o feriado prolongado, a folia e muita bebida fazem com que as pessoas deixem de usar o preservativo. Vamos nos divertir, mas também refletir para que o Carnaval não saia caro. Doa a quem doer, até hoje a camisinha é o único meio de prevenção à transmissão do HIV e muita gente ainda continua morrendo de Aids, comentou.

Trabalho específico

Há quatro anos, o Gepaso optou por realizar um trabalho específico com a iniciativa privada, que une palestras informativas e distribuição de camisinhas, às vésperas do Carnaval, em empresas. Fazemos palestras até de madrugada, no meio da produção, contou Lucila.

A ideia é apoiar as ações realizadas pelo Programa Municipal nas ruas. Se eles não fizessem como a gente acha que está certo, nós mesmos faríamos. Mas não faz sentido um trabalho paralelo..Para o próximo ano, entretanto, a instituição já pensa em mais uma vez voltar às ruas no Carnaval. Há 20 anos colocamos os preservativos nas mãos da população. Era necessário que as pessoas conhecessem e fomos muito criticados. Hoje todo mundo já sabe o que é e para que serve, mas as campanhas não podem parar. Basta ver o exemplo de doenças como Tuberculose e Hanseníase, tão antigas, mas que existem até hoje. Lucila reitera que, quando se fala da utilização de preservativos nas relações sexuais, o assunto não é somente a Aids. Os dados comprovam o quanto os índices de natalidade aumentam nove meses depois do Carnaval, falou, referindo-se a gestações não planejadas.(Regina Helena Santos)

Um comentário:

Ministério da Saúde disse...

A melhor prevenção é a informação. Por isso, o Ministério da Saúde lançou a Campanha Use Sempre, para informar as pessoas sobre as medidas para prevenir as DST/Aids. Não podemos vacilar. É preciso, além de usar camisinha, ajudar a disseminar importantes informações sobre assunto. E você, por meio do seu blog, pode nos ajudar nesta tarefa. Podemos contribuir em sua página, com informações, vídeos e outros materiais.

Para mais informações Fernanda.scavacini@saude.gov.br