sexta-feira, 24 de agosto de 2012

TRE valida candidatura de Pannunzio a prefeito


A candidatura recebeu cinco votos favoráveis e dois contra - Por: Fábio Rogério 

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deferiu ontem à tarde a candidatura de Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) a prefeito de Sorocaba, segundo confirmação da assessoria de imprensa do órgão. Com esse resultado, o registro da candidatura de Pannunzio está deferido. Ontem à tarde, ele comemorou: "A minha condição de ficha limpa é inquestionável." 

Na terça-feira, o placar da votação dos desembargadores do TRE tinha terminado em empate de três votos favoráveis a Pannunzio e três contrários. Um dos desembargadores que votou contra ele reformulou a sua posição, passando ao resultado de quatro a dois a favor de Pannunzio. E, além disso, ontem o presidente do TRE, Alceu Penteado Navarro, também deu voto favorável a Pannunzio, o que ampliou o placar para cinco a dois a favor da candidatura tucana. 

Pannunzio soube desse resultado ontem, por volta das 15h. Eufórico, ele comentou: "Eu ganhei por cinco a dois, ou seja, o TRE confirma algo que o Tribunal aqui em Sorocaba já havia confirmado: eu sou ficha limpa. Eu não sou, nunca fui e nunca serei ficha suja. Não tem nenhuma perspectiva de me igualar a qualquer ficha suja." Referindo-se ao seu passado e ao seu presente na vida pública, ele acrescentou: "Jamais eu poderei ser colocado como ficha suja. O Tribunal reafirma minha posição de ficha limpa, o que o Poder Judiciário em Sorocaba já havia confirmado e que o povo de Sorocaba, ao longo de minha vida, já sabia e continua sabendo."

Ainda sobre o resultado da votação, ele disse: "Isso não deixa de ser um atestado dado pela mais alta autoridade do Poder Judiciário do Estado." Perguntado sobre expectativas, ele respondeu: "A expectativa de campanha era boa, pela forma como o povo me recebe, ela é ótima por conta dos apoios que eu tenho e que não canso de exaltar: o prefeito Vitor Lippi e o governador Geraldo Alckmin. Eu tenho orgulho deles, não escondo quem me apoia, e eu faço isso com o maior prazer."
 
Processos 
O pedido de indeferimento da candidatura de Pannunzio foi apresentado em dois processos distribuídos no cartório da Zona Eleitoral 137ª de Sorocaba. O motivo alegado pelos autores dos processos foi a acusação de que Pannunzio, quando foi prefeito de Sorocaba (1989/1992), usou dinheiro público para fazer propaganda da inauguração dos terminais de ônibus Santo Antonio e São Paulo. Os desembargadores que acolheram os recursos se posicionaram, na prática, contra Pannunzio. E os que se rejeitaram os recursos acabaram, por consequência, manifestando-se favoravelmente ao candidato.

A assessoria de imprensa do TRE informou que os autores dos recursos também poderão encaminhar os processos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os autores são José Rubens Abramoviz, filiado ao PSL, sigla coligada ao PT, e Rodrigo Moreno, candidato a vereador do PPS, que faz parte da coligação liderada pelo PMDB. Rodrigo Moreno foi procurado por volta das 22h de ontem, em seu celular e telefone fixo, para responder se vai levar o recurso ao TSE, mas ninguém atendeu as ligações.
 
Candidatura do PMDB 
Também na terça-feira, o TRE indeferiu a candidatura de Renato Amary (PMDB). Isto aconteceu mediante acolhimento do recurso contra Amary movido pelo candidato a vereador do PT, Arnô Pereira, e pelo PRP (partido coligado ao PSDB). Os dois autores fazem referência à contratação de um instituto, o Idort, para fazer cobrança da dívida ativa do município. Anteontem, no horário eleitoral, o advogado de Amary, Lázaro Paulo Escanhoela Júnior, afirmou que "existe segurança jurídica" de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deverá reverter a situação. Recurso com esse objetivo já foi encaminhado ao órgão com sede em Brasília.

O TRE também indeferiu a candidatura de João Donizeti Silvestre (PSDB) a vereador. Ele informou que está seguro e reafirmou que nada fez de irregular. A decisão do TRE não impede que o candidato participe da campanha normalmente, pois a a palavra final ficará a cargo do TSE.
(Carlos Araújo - Jornal Cruzeiro do Sul)

Nenhum comentário: