sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Há 31 anos, o Cruzeirinho forma gerações de atletas



Rafael, hoje goleiro do Santos, ainda criança no Cruzeirinho - Por: Reprodução


Gerações de jovens mostraram as suas habilidades nos 31 anos de disputa do Torneio Aberto de Futsal para Crianças e Adolescentes Cruzeiro do Sul, o Cruzeirinho. Alguns levaram o esporte mais a sério, se tornaram adultos e seguiram a carreira profissionalmente. A lista inclui Daniel Ibanez, vencedor do Campeonato Mundial de Futsal de 2000 com a seleção espanhola, e Simei Lamarca, que chegou a vestir a camisa do Brasil na década de 80. Um dos destaques mais recentes é o goleiro Rafael, atual camisa 1 do Santos e campeão da Taça Libertadores da América de 2011.

Rafael disputou o Cruzeirinho entre 1997 e 2003 com os clubes ADPM e Marinho Futsal. Em 98, o goleiro chegou à final da categoria fraldinha, mas perdeu para o Tejusa de Indaiatuba pelo placar de 3 a 1. O técnico Mário Roberto Gonzaga dos Santos, o PM Marinho, foi o primeiro a dirigir Rafael e conta que, no início, o gosto do goleiro era pela bola nos pés. "O Rafael era pivô, mas logo quando ele começou a treinar eu o coloquei no gol", diz.

Marinho guarda algumas recordações de Rafael. Uma delas é a primeira ficha de inscrição do atleta na Liga Sorocabana de Futsal (Lisofus) feita em 10 de setembro de 1996. O treinador também tem arquivado uma série de fotografias do goleiro, todas expostas em um quadro.

Segundo ele, o goleiro Rafael continua ligado ao futsal de Sorocaba. "Tanto que, sempre que pode, ele nos visita", relata.
Novas histórias serão construídas nesta 32ª edição do Torneio Aberto de Futsal para Crianças e Adolescentes Cruzeiro do Sul, o Cruzeirinho 2012. A competição conta neste ano com 321 equipes de 24 cidades do Estado de São Paulo, distribuídas em sete categorias, com atletas entre 8 e 17 anos de idade. 

A abertura está marcada para o Ginásio Municipal de Esportes Dr. Gualberto Moreira, amanhã, às 9h, com o confronto entre Rumo Engenharia/Ipanema Clube e Centro de Treinamento Marinho. A rodada de amanhã terá mais oito partidas. Além do ginásio Dr. Gualberto Moreira, a competição também será disputada na Santa Rita.

Neste ano, a competição terá a presença de 321 equipes. Serão 40 times na categoria sub-9, 50 na sub-11, 71 na sub-13, 63 na sub-15 e 57 na sub-17 masculinas. Entre as mulheres foram inscritas 14 equipes na categoria sub-15 e mais 17 na sub-17.
(Giuliano Bonamim-Jornal Cruzeiro do Sul)

Nenhum comentário: