quarta-feira, 4 de abril de 2012

Morre o jornalista Roque Pires do Amaral

O jornalista Roque Pires do Amaral faleceu na madrugada de hoje, aos 62 anos, por consequência de um câncer. O sepultamento ocorrerá às 16h, no cemitério Memorial Park, localizado na Rua Comendador Vicente Amaral, 4025, no Jardim Guarujá. Amaral trabalhava como assessor de imprensa do vereador José Antônio Caldini Crespo, mas em sua carreira, passou por diversos veículos de comunicação da cidade e região.

Nascido em Porangaba (SP) em 28 de novembro de 1949, "Roquinho", como era chamado pelos amigos, veio com os pais para Sorocaba no início da década de 50, que buscavam uma cidade onde acreditavam ser possível que ele e seus três irmãos Clementino, José Carlos e Maria Madalena crescessem e tivessem um bom trabalho. Seu primeiro emprego foi em uma fábrica de tecidos, para ajudar com o sustento de sua família. Em 1969, obteve trabalho na gráfica do jornal "Folha Popular", que mais tarde passaria a ser chamado "Folha de Sorocaba". Neste cargo, teve seu primeiro contato com profissionais da área do jornalismo, e logo se interessou pela carreira. Da amizade com os colegas da redação, surgiu o interesse pela leitura de jornais diários.

Ainda sem nenhuma escolaridade, buscou uma oportunidade de trabalhar como repórter no jornal. Aproveitando a falta de um jornalista da área policial, pediu ao editor chefe da época, Celso Vitório de Toledo, que lhe concedesse tal oportunidade. Desde então, Amaral passou a participar regularmente da equipe de redação do jornal.

Através do editor-chefe do jornal Cruzeiro do Sul na época, José Caetano Graziosi, Amaral obteve seu Registro Profissional do Ministério do Trabalho e Previdência Social, podendo exercer o cargo oficialmente. Ele chegou a trabalhar nos jornais Diário de Sorocaba, Diário de Limeira, Cruzeiro do Sul e Folha de Votorantim, além de ter sido editor fundador do Jornal Ipanema. Foi assessor de imprensa da Associação Cristã de Moços (ACM), do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) e da Câmara Municipal. Em 1998, participou da criação e montagem da TV Legislativa, e ainda na Câmara, foi assistente parlamentar do ex-vereador Gabriel Bitencourt. Mais tarde, se tornaria assessor do vereador José Antônio Caldini Crespo.

Roque Pires do Amaral deixa a esposa Simone Germano Pires do Amaral, as filhas Melissa e Fernanda, e uma neta, Mariana.

(Jornal Cruzeiro do Sul)

Nenhum comentário: