quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Cidade do interior de SP é sede do 5º Festival Cinema Mundo

A cidade de Itu sediará mais uma edição do Festival Cinema Mundo e a Mostra Competitiva de Curtas e Longas-metragens Ibero-americanos, que será realizada entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, no Espaço Fábrica São Luis, localizado na Rua Paula Souza, 492, Centro.

O público do Festival, que chega a sua 5ª edição, poderá prestigiar as exibições, gratuitas, de mais de 40 filmes, entre Curtas e Longas-Metragens, que concorrerão à Mostra Competitiva de Cinema Ibero-americano.

Além da exibição de filmes, o Festival também oferece ao público cursos gratuitos de "Roteiro Cinematográfico" e "Introdução à Crítica de Cinema".

"O Festival busca, desde sua primeira edição, promover a difusão do cinema, abordando questões estéticas e de produção. Mas nosso objetivo maior é promover a integração entre cineastas, estudantes e cinéfilos, levando a cultura cinematográfica nacional para o interior", explica Renata Saraceni, idealizadora e organizadora do Cinema Mundo.

Mostra Competitiva

A Mostra Competitiva de Curtas e Longas-Metragens deste ano irá distribuir R$ 18 mil em premiações. A competição irá reunir Documentários, Ficção, Animação e Filmes Experimentais.

O Presidente do Júri da Mostra Competitiva de Longas-Metragens será o cineasta Carlos Reichenback e da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens o cineasta Luis Rosemberg Filho. O público também poderá participar da escolha, selecionando o filme que receberá o prêmio Cinema Mundo.

Na Mostra Competitiva haverá uma categoria especial para filmes produzidos apenas no interior paulista, e que concorrerão ao troféu Raiz.

Histórico do Festival

Desde a primeira edição, realizada em 2007, o Cinema Mundo reuniu produções, produtores e diretores de mais de dez países e homenageou artistas consagrados como Anselmo Duarte, José Mojica Marins, Paulo Betti entre outros. Em 2010 o festival tornou-se Ibero-americano em razão da mostra competitiva de curtas entre os países que compõem este eixo.

Mais informações: http://www.cinemamundo.net.br

Nenhum comentário: