quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Lançamento do livro "Guerra: Ato Único"


O jornalista do Cruzeiro do Sul, José Antônio Rosa, lançou na última semana a biografia "Guerra: Ato Único", que retrata a vida do diretor teatral sorocabano Ademar Guerra. O evento reuniu amigos e convidados no auditório do jornal, no Alto da Boa Vista, para a noite de autógrafos. Prestigiaram o lançamento mais de duzentas pessoas (essa também foi a marca de livros vendidos), entre elas, algumas que tiveram a oportunidade de conhecer Ademar Guerra, como a bailarina Ismênia Rogich e o fotógrafo André Freire. Também esteve presente Tin Urbinatti, orientador do projeto Ademar Guerra, iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura que monitora o teatro amador produzido em São Paulo.

O livro conta com apoio da Lei de Incentivo à Cultura (Linc) de Sorocaba. Em quatro anos de pesquisa sobre a vida de Ademar Guerra, José Antônio entrou em contato com diversas informações, inclusive as contidas na obra de Oswaldo Mendes, jornalista e diretor de teatro, que, em 1997, lançou a primeira biografia sobre o sorocabano. Além disso, José Antônio colheu entrevistas importantes para compor o livro, entre elas as de Aracy Balabanian, Cláudio Petraglia, Paulo Betti, Renata Pallottini, Maria Célia Camargo, Márika Gidali, Sebastião Milaré, André Freire, Denise Saraceni, Dennis Carvalho, Ney Latorraca e Cristina Pereira. De Sorocaba, também foram consultados Roberto Gill Camargo, Elvira Gentil, Armando de Oliveira Lima, Necyr Xavier, Mário Pérsico, entre outros, que contribuíram para a produção da obra.

O jornalista, que também escreveu a biografia sobre a vida do comunicador Salomão Pavlovsky, em 2007, comentou sobre futuros projetos. "Penso em alguns nomes que renderiam boas histórias, entre eles o da artista plástica sorocabana Marina Caran que, entre outras coisas, encantou o pintor Di Cavalcanti com suas obras. É uma possibilidade a ser avaliada", adiantou.

Quem tiver interesse em adquirir o exemplar "Guerra: Ato Único", ele está à venda (R$ 20) na Livros & Cia. (Esplanada Shopping), Banca da Sé (em frente à Catedral), Nobel (Villàggio e Sorocaba Shopping) e Espaço Alexandria (na Barão de Tatuí).

Nenhum comentário: