sábado, 25 de junho de 2011

Uniso assina acordo com universidade chinesa


A Universidade de Sorocaba (Uniso) promoverá o intercâmbio de alunos e professores com a Jiangxi Normal University (JXNU), da província de Nanchang, na China. O acordo foi fechado através de um Memorando de Entendimento assinado no início do mês na Cidade Universitária. As universidades concordaram em aceitar alunos de graduação para realizar o intercâmbio cultural, que poderá durar até dois anos. Já o intercâmbio de professores ocorrerá no primeiro semestre de 2012 para introduzir nas universidades um pouco da língua e da cultura de cada país. A JXNU e a UNISO também pretendem viabilizar a instalação do Instituto Confúcio em Sorocaba.

Um grupo de chineses visitou e conheceu a Cidade Universitária, sua estrutura e funcionamento. O vice-reitor chinês Zhang Jian se interessou pela ideologia educacional da universidade, que apesar de ser paga, é considerada sem fins lucrativos, mantida por uma Fundação.

Jian fala que deseja estreitar relações entre os países através desses contatos e trocas de conhecimento.

Ele também informa que a idéia desse intercâmbio começou há sete anos com uma visita do prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi, à província de Nanchang. Na ocasião o prefeito mencionou a Uniso e a possibilidade de estabelecer intercâmbio.

O reitor da Uniso, professor Fernando de Sá Del Fiol, também ficou entusiasmado com o acordo. "A China é um gigante adormecido, como dizem e hoje o Brasil tem uma relação próxima através da Brics. Cabe agora a Sorocaba também olhar para frente."

Nenhum comentário: