quinta-feira, 7 de abril de 2011

Prefeitura define ação de reforço contra epidemia

De olho na dengue, que pode se transformar numa epidemia sem controle, a Prefeitura de Sorocaba definiu nesta semana estratégias para reforçar as ações de combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. A arte gráfica que envolve toda a campanha publicitária/orientativa "Guerra contra a dengue: A falta de atitude também mata" já foi definida e deve ser distribuída dentro de 10 ou 15 dias. Trata-se de três roteiros de prevenção para criadouros do mosquito - para moradores, estudantes e imobiliárias. O objetivo é alcançar os principais pontos de multiplicação de informações: os moradores das cerca de 200 mil casas, os mais de 100 mil estudantes sorocabanos e as quase 100 imobiliárias. A ênfase de que todo sábado será o Dia D contra a dengue também deverá ser reforçada. A intenção da municipalidade é não deixar que os 442 casos positivos da doença já registrados nesse ano, se multipliquem.

"Lançamos a campanha em meados de março, mas precisávamos fazer alguns ajustes. A arte gráfica da campanha foi definida e as ações será reforçadas", disse Consuelo Matiello, diretora de área da Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo ela, o principal objetivo da municipalidade é potencializar as informações de prevenção. "Nos roteiros, explicamos que os moradores devem olhar sempre o quintal da casa, jogar sabão em pó ou detergente nos ralos, na caixa da geladeira ou vaso sanitário. As informações são semelhantes às imobiliárias, que contam com dicas sobre piscinas, jardins. Para os estudantes, inclusive da rede particular e estadual, o manual é mais didático, mas fomenta a multiplicação de informações", observou. A expectativa é que 200 mil imãs de geladeira sejam confeccionados, outros 200 mil kits didáticos para estudantes e 100 folhetos informativos para imobiliárias.

Pneus

Mais de 50 toneladas de pneus já foram recolhidos, somente numa semana, pelo setor da Zoonoses juntamente com o setor de Fiscalização da Prefeitura. O recolhimento e vistoria em borracharias fazem parte de uma ação conjunta da administração para combater a dengue. A operação, iniciada na semana passada, verificou cerca de 185 estabelecimentos, quando 35 foram notificados. Em quinze dias, se não aderirem à legislação, deverão ser multados.

"Fizemos um estudo entre as possíveis borracharias sem licença da cidade e repassamos as informações à fiscalização.Tivemos que tomar uma atitude mais drástica com esse seguimento depois que verificamos alguns pontos com problemas concentrados", falou Consuelo. Ela afirmou que somente uma única borracharia irregular, na Vila Helena, acumulava sozinha toneladas de pneus que encheram 15 caminhões. O material, localizado na semana passada, ainda era recolhido ontem.(Jornal Cruzeiro Do Sul - Leila Gapy)

Nenhum comentário: