sexta-feira, 26 de março de 2010

Voluntários Retiram Mais De Meia Tonelada De Lixo do Rio Sorocaba

Servidores e funcionários de duas empresas participaram da ação durante a manhã de ontem

Foto: Adival B. Pinto

Em pouco mais de uma hora de trabalho, um grupo de voluntários retirou, na manhã de ontem, mais de meia tonelada de lixo de apenas 800 metros do leito do Rio Sorocaba, no trecho que corta a cidade de Votorantim. O ato simbólico que faz parte da programação da semana em que se comemora o Dia Mundial da Água - teve o objetivo de conscientizar a população sobre os prejuízos causados ao meio ambiente quando materiais como plástico e tecidos são despejados nas águas do rio.

A Prefeitura de Votorantim não realizou a pesagem do lixo retirado das margens do rio que seria separado para a destinação dos recicláveis às cooperativas e do restante ao aterro. Porém, no total, um caminhão da administração municipal recolheu, após o final da atividade, 12 sacos com capacidade para 200 litros, cheios pela metade. Considerando a média de que cada saco pesava cerca de 50 quilos, o volume total chegou a aproximadamente 600 quilos. O trabalho de limpeza foi realizado por um grupo de nove funcionários das empresas Votoran e Votorantim Cimentos, que fazem parte da brigada de emergência das mesmas, e por servidores da Secretaria do Meio Ambiente. “O rio passa muito perto das fábricas e por isso temos um forte trabalho em relação à sua preservação. Reutilizamos a água após tratamento e fazemos o monitoramento do rio no trecho onde nossa água é despejada”, comentou Regiane Veloso Dias, chefe do setor de Meio Ambiente da Votorantim Cimentos.

Dois barcos - um com motor e outro a remo circularam pelo trecho entre a praça Zeca Padeiro, nas proximidades da Câmara Municipal, e a ponte Júlio Cassola. “Queremos chamar a atenção da população sobre o comportamento inadequado de jogar resíduos no rio. As pessoas acham que a água vai levar tudo embora, mas não é bem assim”, comentou o secretário de Meio Ambiente de Votorantim, Elzo Savella. Ele destacou que a ação também serve para resgatar o rio como espaço de lazer dentro da cidade. “Há 50 anos, o Rio Sorocaba era cheio de barcos nesse trecho. Queremos chamar a atenção de que o rio está vivo”, comentou, referindo-se ao índice atual de 62% de esgoto tratado na cidade de Votorantim, que deve atingir os 100% dentro de três meses. “Será um marco, pois em 2001 a cidade tinha apenas 14% de seu esgoto tratado”, relembrou.

De garrafas a pneus

Roupas rasgadas, garrafas pet, pneus e embalagens plásticas foram os itens mais encontrados e recolhidos pelo grupo de voluntários que navegou pelo rio na manhã de ontem. “É um trecho muito curto para termos tirado tanto lixo assim”, comentou Ana Carolina Marto, estagiária da Votorantim Cimentos, uma das mais animadas com o trabalho. Dentre os objetos mais curiosos, calcinhas e cuecas. “E foram muitas”, falou a moça.

A atividade teve a supervisão do Corpo de Bombeiros de Votoratim, cujos soldados acompanharam o grupo à distância, num bote da corporação. A Rádio Cruzeiro FM também transmitiu ao vivo, do local, a edição matinal do programa Cruzeiro em Revista, apresentado pela jornalista Maria Helena Amorim, que percorreu o trecho em um dos barcos.

Programação continua

A programação da Semana da Água continua em Votorantim e também em Sorocaba. Hoje, a partir das 10 horas, acontece o lançamento do projeto de “Recuperação da Mata Ciliar do Rio Sorocaba”, em cerimônia na Estação de Tratamento de Esgoto de Votorantim, no bairro Ângelo Vial.

Amanhã será a vez das Prefeituras, em parceria com o Grupo Caturros Navegantes, a Polícia Ambiental e o Corpo de Bombeiros realizarem uma descida de barcos pelo rio, com saída da Cachoeira da Chave, em Votorantim, às 9 horas, e chegada no Parque das Águas, em Sorocaba. No domingo, o encerramento das atividades em Sorocaba acontece na Usina Cultural “Ettore Marangoni” na margem direita do rio, próximo à Praça Lions com programação das 7h às 14h que incluirá desde torneio de pesca esportiva, exposições, jogos de mesa e parede de escalada com descida em tiroleza até oficina de plantio e distribuição de mudas de árvores.(Regina Helena Santos - Cruzeiro On Line)

Um comentário:

BiscuitVeraMiniaturas disse...

Olá Paulo!
Sou moradora de Sorocaba(aliás, Votorantim) há pouco mais de 1 mes.
Esta é a cidade onde eu vinha quando era menina, na casa de minha avó e tias. foi onde eu dancei em meu primeiro baile! Mudei da região de Araçatuba(Birigui) para cá.
Gostaria muito de saber se é permitido pescar às margens do rio Sorocaba, na altura da Av. Aguirre.
E se o rio já está despoluído.
Podemos copmer os peixes pescados lá?
Achei bárbaro encontrar Sorocaba tão linda.Fazia mais de 20 anos que não vinha por aqui!! Adorei ver aquele parque Kasatu Maru.Fiz uma poesia para o rio Sorocaba. Acho que São Paulo deveria seguir este exemplo nas margens do Tietê e Pinheiros.
Abraço,Vera.
meu email p/resposta:
mulhernaidademadura@gmail.com