sexta-feira, 26 de março de 2010

Peça traz Beatriz Segall e Brian Penido hoje a Sorocaba

Atriz interpreta Irene em 'A Senhora das Cartas'


Foto: Flavio Mores / Divulgação


Um jovem às voltas com o reaparecimento do antigo namorado de sua mãe, portadora de esclerose. Uma mulher solitária que destila as frustrações escrevendo para jornais e repartições públicas. Dois personagens densos, “limítrofes”, mas capazes de encarar as próprias dificuldades com forte dose de ironia. Esse é o enredo de “Retratos Falantes”, peça dirigida por Eduardo Tolentino, do Grupo Tapa, com Beatriz Segal e Brian Penido Ross, que dá continuidade, hoje, a partir das 21h, no Teatro Municipal, à temporada 2010 da MdA International. Cada um dos atores apresenta-se isoladamente em monólogos que duram entre 30 e 40 minutos.

“Retratos...”, texto de Alan Bennett, foi produzido originariamente para a TV (os monólogos foram encomendados para a BBC de Londres). O seriado rendeu dezesseis episódios que tratam do cotidiano de pessoas comuns. Graças ao sucesso alcançado, o programa ganhou versão para os palcos. O próprio Bennett cuidou da adaptação e escreveu seis monólogos divididos em três montagens. Assim que soube do trabalho, o diretor Eduardo Tolentino não pensou duas vezes para encená-lo no Brasil. Na cidade, serão apresentadas duas das histórias: “Fritas no Açúcar” e “A Senhora das Cartas”. Tolentino conta que sua primeira escolha para o papel de Irene, protagonista da segunda trama, recaiu sobre Beatriz Segal.

A atriz conversou com o Mais Cruzeiro e lembrou que já participou de outros projetos capitaneados pelo diretor. “É uma experiência das mais prazerosas, gratificantes. Ele é muito talentoso, sabe trabalhar com atores.” Aos 83 anos, 59 dos quais dedicados à arte dramática, Beatriz já interpretou textos de Guarnieri, Gorki, Brian Clark e Edward Albee. Na televisão ficou conhecida por papéis marcantes em novelas como “Vale Tudo”, na qual viveu Odete Roitman.

Com a propriedade de quem sabe o que fala, a atriz considera que o teatro brasileiro não vive, hoje, o seu melhor momento. “Temos carência de bons textos, a política cultural praticada dificulta a produção, essa mudança nas leis de incentivo pode comprometer e prejudicar a classe. Tudo é muito complicado e não nos deixa nada otimistas.” Ela discorda da tese segundo a qual o gênero monólogo encontra resistência junto ao público. “Nunca observei essa postura. Às vezes, propagam invencionices que ganham fundo de verdade. Já fiz inúmeros espetáculos com esse formato e a receptividade foi boa.”

Beatriz também reage com determinação quando abordada sobre a “surpresa” que sua desenvoltura para viver papeis cômicos, caso de “A Senhora das Cartas”, provocou. “Vocês, jornalistas, insistem numa coisa e não há quem os convença do contrário. Eu li essa bobagem, mas, claro, não concordo. Fiz tantas comédias que até perdi a conta.”

Panorama do Teatro Brasileiro

A apresentação de “Retratos Falantes” marca, também, o início da parceria entre a MdA International e o Grupo Tapa. Batizado de “Panorama do Teatro Brasileiro”, o projeto trará a Sorocaba, neste primeiro semestre, espetáculos produzidos pela companhia dirigida por Eduardo Tolentino. A agenda tem continuidade no próximo dia 12 de abril, dentro do “Segunda às Segundas”, com a apresentação, no Teatro Municipal, de “As Viúvas”, texto de Artur Azevedo, com Sandra Corveloni. Na sequência, em data a ser ainda definida, será encenada “A Moratória”, de Jorge de Andrade.

SERVIÇO

“Retratos Falantes”

Texto de Alan Bennet, com Beatriz Segal e Brian Penido Ross

Os atores interpretam, respectivamente, os monólogos “A Senhora das Cartas” e “Fritas no Açúcar”

Hoje, a partir das 21h, no Teatro Municipal

Os ingressos custam R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada) e podem ser adquiridos na :

* Livros & Cia., do Esplanada Shopping, fone (15) 3233-5165,

* Porto Seguros, à Avenida General Osório, 825, (15) 3224-7400

Clientes da seguradora têm desconto de 30% no valor do ingresso inteiro. (Jornal Cruzeiro Do Sul-José Antônio Rosa)


Nenhum comentário: