sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Unidades Habitacionais Em Sorocaba

A definição de um protocolo de intenções para a construção de 2.500 casas em Sorocaba, feita na semana passada entre o prefeito Vitor Lippi e o secretário de Estado de Habitação, Lair Krahenbühs, não deixa de ser uma excelente notícia para a cidade. Junto com os projetos que já estão em desenvolvimento, a construção dessas moradias vão contribuir e muito para a redução do déficit habitacional em Sorocaba, que durante muitos anos, principalmente na administração municipal passada, praticamente não recebeu nenhum grande projeto neste setor.
Pelo que se tem conhecimento, os investimentos do governo estadual em programas habitacionais vão permitir que, até o final deste ano, cerca de 30 mil unidades sejam entregues em todas as regiões do Estado, a exemplo do que deverá ocorrer também em Sorocaba e municípios vizinhos. Na verdade, a nossa região apresenta um déficit muito grande de moradias, conforme as últimas estimativas divulgadas por movimentos regionais voltados ao setor. E, sem dúvida, a construção de novas moradias vai ajudar a resolver uma série de problemas que hoje incomodam os municípios.
Pelo menos no que diz respeito à questão habitacional, as iniciativas do governador José Serra nessa área merecem ser reconhecidas, principalmente porque estão sendo bem-sucedidas. Afinal, nunca houve tantos projetos e canteiros de obras em todo o Estado nos últimos tempos. Há, evidentemente, um clima de campanha eleitoral que possa justificar tantos investimentos. Muitas das casas em construção vão ser entregues no ano que vem, quando Serra deverá ser candidato à presidência da República. Ocorre, porém, que independente de ambições e pretensões políticas, é preciso ressaltar que a casa própria é o grande sonho de milhões de brasileiros que, muitas vezes, no final do mês, são obrigados a canalizar boa parte do salário para o aluguel do imóvel em que moram, gastando um dinheiro que não traz retorno a ninguém, a não ser para os donos de imóveis que vivem da locação.
Naturalmente, há muitas coisas que o governo estadual precisa fazer, mas, na área de habitação, não há o que questionar, já que realmente as promessas estão saindo do papel e tomando a forma de prédios capazes de dar um pouco de conforto, tranqüilidade e melhores condições de vida, mais dignas, a milhares de famílias. E é isso que conta, esperando-se que, para o ano que vem, milhares de outras casas também possam ser definidas para Sorocaba e região.

Nenhum comentário: