quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O que Importa É o Crescimento

Nos últimos dias, ao anunciar que o salário mínimo no Brasil deverá passar de R$ 465 para R$ 507 a partir de janeiro do ano que vem, o ministro Paulo Bernardo, do Planejamento, afirmou que a expansão da economia deverá ser retomada neste segundo semestre do ano, devendo inclusive, fechar o ano com um crescimento em torno 3,5%, o que de certo modo não deixa de ser um índice favorável, levando-se em conta as dificuldades enfrentadas ao longo do ano por causa dos impactos da crise financeira internacional. É claro que nem sempre pode se dar crédito a muitas declarações oficiais, já que na prática geralmente é o outro lado da moeda que aparece, como temos visto ao longo dos anos, mas, neste caso, o otimismo governamental tem sua razão de ser, considerando-se que o País vem se desviando de maneira satisfatória das turbulências econômicas, com exceção do problema do desemprego.

Em tais circunstâncias, o governo poderia se empenhar um pouco mais e garantir um reajuste melhor para o salário mínimo, inclusive para os benefícios que aposentados e pensionistas recebem, até porque, de acordo com as previsões, 2010 deverá sem um ano de grande potencial para o desenvolvimento do Brasil. Basta lembrar que, ainda na semana passada, a Diretoria Regional do Ciesp/Sorocaba realizou com sucesso a 1ª Rodada de Negócios com a participação de pequenas, médias e grandes empresas, quando muitas transações foram fechadas, numa demonstração de que o pior da crise econômica já passou.

O que se percebe, exatamente como indicam as pesquisas, é que os empresários já se mostram muito mais confiantes na economia e ninguém mais se preocupa com a crise, ao contrário do que aconteceu nos primeiros meses deste ano quando todo mundo procurou frear o desenvolvimento de suas atividades. Daqui para frente, com a aproximação do final do ano e a liberação da primeira parte do abono salarial para aposentados e pensionistas, as coisas deverão melhorar e muito. Como sempre, independente do governo, a economia brasileira vai se acertando em todos os seus segmentos produtivos, graças, principalmente, às iniciativas do empresariado brasileiro, que nunca deixa de buscar fórmulas para superar as dificuldades.

Dessa forma, a retomada do crescimento é apenas uma questão de tempo. Tudo indica que, quando a temporada natalina chegar, as atividades do comércio e da indústria vão estar mostrando tudo aquilo de que são capazes para movimentar a economia do País. E é isso que interessa, até para que a sociedade possa alimentar a esperança de que tudo será bem melhor ao longo de 2010.

Nenhum comentário: