sábado, 1 de agosto de 2009

Homenagem A Dorival Caymmi Neste Sábado - 01/08/2009

Para homenagear um dos maiores compositores da música brasileira, Dorival Caymmi, o grupo Macangalha apresenta show em tributo ao cantor neste sábado, às 20 horas, no Parque dos Espanhóis.

O espetáculo "Com Caymmi eu vou", que integra o Projeto Tom Natural, exibe uma seleção que relembra vários momentos de sua criação artística. O show é gratuito.

Caymmi nasceu em 30 de abril de 1914 e faleceu no dia 16 de agosto de 2008, sendo considerado um dos maiores cancioneiros desse século, não pela quantidade de sua produção musical, mas, sim, pela qualidade de suas inesquecíveis melodias.

Com extrema simplicidade retratou como ninguém toda singularidade do homem com a natureza, através das canções praianas, e também revelou ao resto do Brasil toda a beleza das crenças e do sincretismo racial e cultural da Bahia. Tornou-se o baiano mais carioca do Rio de Janeiro, onde compôs sambas imortais como "O que é que a baiana tem?", "A bossa de Doralice", a elegância quase jazzística de "Sábado em Copacabana", e ainda de "Marina".

O grupo Macangalha é formado pela cantora Márcia Mah, que já lançou dois álbuns, o CD "Apanhado", onde reúne composições inéditas de autores da região de Sorocaba e o CD "Choro Canção", onde interpreta clássicos do chorinho cantado, e que agora prepara um DVD com músicas próprias; Fábio Gouveia, com violão, flauta e contrabaixo, integrante do grupo "Curupira" finalista do Grammy Latino 2008; José Marcos, com violão, cavaco e percussão, bacharel em violão; Rodrigo Moura (percussão), professor no Núcleo de MPB/Jazz do Conservatório de Tatuí.

Também é integrante dos grupos Quebrando Galho, Casa de Marimbondo e Bola 7.

No repertório da apresentação estão músicas como "Dois de fevereiro", "Promessa de pescador", "O bem do mar", "Canoeiro", "Mãe Meninha", "Vatapá", "Vestido de bolero", "Dora", "A Vizinha do lado", entre outras.

O Parque dos Espanhóis situa-se na avenida Campos Sales, 900.

Nenhum comentário: