segunda-feira, 1 de abril de 2013

Operação Delegada aumentará em 25% efetivo policial na rua

O policiamento ostensivo e preventivo em Sorocaba terá acréscimo de 25% nas equipes em campo por turno de trabalho a partir da implantação da Operação Delegada. De acordo com o novo comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar do Interior (7º BPMI), tenente-coronel Roberto Suganuma, esse reforço pode chegar a um acréscimo de até 50% no efetivo em operações direcionadas, contribuindo para a redução da criminalidade em regiões de maior incidência de delitos na cidade.

Há duas semanas à frente da corporação, o tenente-coronel Suganuma afirma que essa parceria a ser firmada com a Prefeitura, que permitirá que policiais atuem na segurança pública em períodos de folga, faz parte de uma linha de trabalho a ser adotada pela corporação para a realização de trabalho em conjunto com os demais órgãos, para reforçar as ações de combate à criminalidade. Além da Prefeitura, o comandante disse que tem promovido aproximação com todas as demais forças de segurança pública da cidade, como Polícia Civil, Secretaria da Fazenda e Polícia Federal, para a promoção de operações em conjunto com o objetivo de melhorar os índices de delitos. 

E citou como exemplo do resultado desse trabalho, a Operação Desmanche, realizada na última semana numa ação conjunta para flagrar estabelecimentos que vendem peças de veículos roubados em Sorocaba e Araçoiaba da Serra. "A tendência é para que ocorram mais operações envolvendo várias equipes", adiantou.

O comandante afirma que o crescimento e a projeção econômica de Sorocaba mostram-se como atrativo para a ação de criminosos, por isso o maior desafio da sua atuação à frente da corporação é o de atuar para conter a ocorrência de crimes contra o patrimônio ou, pelo menos, manter em patamares aceitáveis. Segundo o oficial, o policiamento preventivo é ferramenta importante para conter essas ocorrências, pois os policiais acabam sendo direcionados para as regiões onde há maior número de ocorrências. O resultado desse trabalho, segundo ele, já se reflete na tendência de queda de ocorrências na cidade. Embora a cidade tenha registrado aumento de 50% no número de homicídios no primeiro bimestre, conforme balanço da Secretaria de Segurança Pública, a tendência é de redução. "Ainda não atingimos o patamar que gostaríamos, mas os novos levantamentos já apontam para uma queda no volume de delitos em março."

Reforço

O comandante do 7º BPMI disse que o convênio com a Prefeitura para a Operação Delegada prevê inicialmente a utilização de 40 policiais militares durante período de folga, no patrulhamento preventivo promovida pela Prefeitura. Porém, o potencial a ser utilizado, identificado dentro da corporação, pode chegar a 150 policiais. "A parceria será para o período de um ano, sendo que depois desse período poderá haver avaliação sobre a necessidade de ampliação", disse. A estimativa é que o programa passe a funcionar ainda neste semestre. "Estamos dependendo apenas da formalização dos trâmites burocráticos para o fechamento do convênio. A partir da assinatura, podemos iniciar em até 30 dias."

O tenente-coronel revelou que os policiais têm se mostrado motivados a participar da programa, que poderá representar incremento até até 30% nos salários mensais. No caso dos praças que fizerem a carga total permitida pelo programa, que é de 10 a 12 serviços por mês, o acréscimo nos salários pode chegar de R$ 1,2 mil a R$ 1,3 mil. Segundo ele, um levantamento realizado na unidade identificou que 20 policiais já realizam trabalhos em São Paulo, durante os períodos de folga, para a Operação Delegada, o que demonstra o potencial de interesse na corporação. Para fazer parte do programa, o comandante disse que o policial terá que seguir critérios de seleção, como ter bom comportamento, avaliação de bom desempenho e maior disponibilidade de tempo.

De acordo com o comandante, as áreas de atuação da Operação Delegada serão definidas a partir de um plano de ação em conjunto com a Prefeitura, para detectar os pontos críticos da cidade. Com base nas estatísticas atuais, a zona norte pode estar dentro dessa prioridade, especialmente na região dos bairros Laranjeiras, Habiteto, Vitória Régia e imediações das avenidas Itavuvu e Ipanema, onde foi detectado aumento na incidência da criminalidade. "Mas a criminalidade costuma migrar de acordo com a ação policial, por isso é necessário um monitorando constante para a avaliação desses índices para o direcionamento desse trabalho preventivo."

Suganuma disse que além desse reforço no patrulhamento preventivo, com a atuação dos policiais no período de folga, o batalhão poderá receber ainda neste ano novos policiais. Atualmente, o efetivo do Batalhão da Polícia Militar é de cerca de 650 policiais.

(Rosimeire Silva - Jornal Cruzeiro do Sul)

Nenhum comentário: