Paula Fernandes: "me deixei brotar e tudo fluiu"
Não consigo ver a música como um produto comercial, não cultivo isso. Estou sempre envolvida em meu universo poético e não me conecto com as coisas superficiais - Paula Fernandes - Por: Divulgação | |
Ela
é uma das mulheres mais bem sucedidas na atual cena da música sertaneja
no Brasil e, mesmo assim, não nega que exista um "certo preconceito"
neste ambiente dominado por duplas masculinas. Com 20 anos de carreira,
Paula Fernandes se diz feliz por representar a mulher neste universo
competitivo que é a música. "Sucesso pra mim sempre foi consequência de
muito trabalho, não foi nada fácil conseguir projeção a nível nacional, o
mercado é muito competitivo. Já são vinte anos de carreira, ainda há um
caminho muito grande a ser percorrido, mais difícil que fazer sucesso é
mantê-lo", pondera a artista, que se apresenta hoje em Sorocaba pela
primeira vez.
Vale ressaltar que a cidade é a segunda a receber o novo
show, "Meus Encantos", depois da estreia no Credicard Hall, em São
Paulo. Pra cá, será montada também uma grandiosa estrutura para a
apresentação no Recreativo Campestre. Para os interessados, a boa
notícia é que ainda há ingressos para o evento, marcado para começar às
22h45. "Estamos preparando uma mega apresentação para o show em
Sorocaba, o público com certeza pode esperar o melhor de Paula
Fernandes, espero contar com a presença de todos!", convoca a cantora e
compositora. Em seu recente trabalho, são 15 músicas inéditas e a participação especial do músico Zé Ramalho, na faixa "Harmonia do Amor". Há composições recentes e até de cinco anos atrás, mas que soam bem próximas ao universo trazido pela artista nos álbuns anteriores, abordando temas como amor, amizade, cotidiano e a ligação com a terra, um traço característico no trabalho da mineira, que se não tivesse sido "escolhida" pela música, teria seguido a carreira de veterinária por adorar animais, especialmente cavalos. "Algumas canções são novinhas, outras não envelhecem ou aguardavam seu momento de reaparecer. Há sentimentos que duram vidas e vidas e eles estão aqui", explica.
Depois de alcançar a marca de 1,7 milhões de cópias vendidas com o CD e DVD "Paula Fernandes Ao Vivo", a cantora diz não se afetar com eventuais comparações e cobranças. "Não consigo ver a música como um produto comercial, não cultivo isso. Estou sempre envolvida em meu universo poético e não me conecto com as coisas superficiais. A arte me envolve e quanto menos eu racionalizar melhor. Não vou me cansar de criar. Construir algo útil para o mundo é a essência de tudo", posiciona-se.
Intuitiva
Além da reverenciada potência vocal e da beleza da moça, destaca-se também o fato de ela ser compositora dos seus próprios sucessos. Aliás, classifica esse processo de criação como sendo "natural" e que a toma independente do lugar que esteja ou da situação. "Meu processo é bem natural, não escolhe hora e nem lugar, pode ser no trânsito ou no avião, papel e caneta sempre a mão", rima a artista. Apesar de reforçar a origem do campo e se posicionar como um representante da cultura sertaneja, Paula vê com bons olhos a mescla de outros ritmos com o sertanejo, e os subgêneros como o sertanejo universitário. Para ela, são inovações que somam e, de alguma forma inovam o gênero sertanejo raiz. "O mais importante é não perder a verdadeira essência", defende.
Para exemplificar a postura da artista, basta comparar o atual trabalho com o anterior. Além das composições versarem sobre um universo comum das criações da cantora, há novidades percebidas em detalhes como arranjos e melodias. "Não encaro como ousadia porque não houve nenhuma tentativa de confronto musical. Apenas me permiti em alguns momentos experimentar mais. Me deixei brotar e tudo fluiu", fala ela, lembrando que a faixa que dá nome ao disco é um exemplo, pois traz toques eletrônicos e arranjo especial. "Meu trabalho é intuitivo e não me omito do processo criativo. Não vou rotular, frear ou bloquear qualquer inspiração ou gênero musical que apareça neste momento de criação. As músicas acabam sendo parecidas porque vêm da mesma fonte, mas se diferenciam bem nos detalhes. As pessoas verão isso", explica.
Serviço
A abertura dos portões para o show "Meus Encantos" de Paula Fernandes, será às 20h30, no Recreativo Campestre, que fica na rua Francisco Paulo Braion, 650, Jardim Guadalajara. Antes do show principal, às 21h30, haverá apresentação do músico Toninho Mattos e às 22h45 Paula Fernandes sobe ao palco do Recreativo Campestre. Até a tarde de ontem ainda restavam algumas mesas e ingressos para área Premium a R$ 80, e para pista por R$ 60. Os interessados podem procurar o posto de venda a no Recreativo Central, que fica na Praça Coronel Fernando Prestes, 43, ou acessar: www.ingressorapido.com.br. Outras informações: (15) 3234-9444.
(Maíra Fernandes - Jornal Cruzeiro do Sul)
Nenhum comentário:
Postar um comentário