quarta-feira, 13 de junho de 2012

Ação na Praça Cel. Fernando Prestes marca o Dia da Conscientização da Violência Contra o Idoso



Ação na Praça Cel. Fernando Prestes marca o Dia da Conscientização da Violência Contra o Idoso
 
As pessoas que passarem pelo local serão orientadas sobre a problemática e receberão  atendimento jurídico e de saúde, como aferição da pressão arterial, teste de glicemia. Os ônibus do Homem e da Mulher também estarão presentes.

Nesta sexta-feira (15), das 9h às 16h, uma série de atividades gratuitas serão realizadas na Praça Cel. Fernando Prestes, no Centro, em razão da passagem do Dia da Conscientização da Violência Contra o Idoso em Sorocaba. Realizada pelo Conselho Municipal do Idoso, entidade vinculada à Secretaria da Cidadania (Secid), a data é instituída pela Lei Municipal nº 10.038, de 18/04/2012.

"A nossa ideia é conscientizar a população e levar informações às famílias que convivem com os idosos sobre o problema da violência", comenta Luís Antônio Gonçalves Gildes, presidente do Conselho do Idoso. A entidade tem como objetivo assegurar os direitos e as condições necessárias ao pleno exercício da cidadania a pessoas da terceira idade, atendendo denúncias de abuso ou maus tratos contra essa parcela da população.

"Estima-se que até 2020, 14% da população brasileira será formada por idosos. Isso é um fato preocupante, por isso, já temos que plantar uma semente para que os jovens aprendam a lidar com o idoso. A violência psicológica, por exemplo, pode afetar e muito o estado de saúde do idoso", alerta Gildes.

Vários serviços de saúde estarão disponíveis na praça. Além de distribuição de um material explicativo sobre a violência contra o idoso, orientação e atendimento jurídico (em parceria com a OAB), as pessoas que passarem pelo local poderão aferir a pressão arterial e fazer um teste de glicemia, além de serem atendidas pelos ônibus da Mulher e do Homem.

A data municipal escolhida é a mesma que marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência a Pessoa Idosa.

Denúncias de abuso, desrespeito ou maus tratos contra pessoas com mais de 60 anos em Sorocaba podem ser comunicados no Conselho do Idoso, que está localizado na sede da Secretaria da Cidadania, na Rua Santa Cruz, 116, no Centro. Informações pelo telefone 3231.5300.

Nenhum comentário: