A Urbes - Trânsito e Transportes assinou, nesta semana, contrato com a empresa Splice para operar dez pontos de cruzamentos onde funcionarão radares específicos para flagrar motoristas e motociclistas que avançarem o farol vermelho. O presidente da empresa pública, Renato Gianolla, disse que os aparelhos também servirão para registrar infrações de excesso de velocidade e conversões proibidas. Com a assinatura do contrato, a Splice tem prazo de 60 dias para instalar os radares e colocá-los em funcionamento. O radar flagrará os motoristas em até três faixas.
Em outra ocasião, quando questionada sobre esses radares, a Urbes negou que eles fossem instalados em Sorocaba, mas, como observou Gianolla, os índices de acidentes com mortes cresceram de dezembro de 2011 para janeiro deste ano. "Nós registramos no ano passado 4,7 mortes em acidentes por mês e, neste ano, a taxa subiu para 5,9. Não pode!", disse ele em entrevista, na manhã de ontem, à rádio Cruzeiro FM. Doze meses é o tempo de duração do contrato da Urbes com a Splice. Os serviços de operação do sistema custarão aos cofres da Urbes a quantia de R$ 232.040,64 por ano.
Dos dez locais em que serão instalados, cinco permanecerão fixos, enquanto os outros cinco funcionarão em esquema de rodízio. Gianolla garantiu que o sistema não está ativo em nenhum dos pontos, como o veiculado, algum tempo atrás, em uma rede social, de que na praça Lions já estaria funcionando. Com relação ao provável funcionamento dos radares noturnos, Gianolla explica: "Não se pode dizer que todo tipo de fiscalização é desligado à noite. Boa parte desses radares passará por um estudo para verificar se será colocado um tempo mínimo noturno, mas eles vão continuar fiscalizando à noite. No entanto, as autuações praticadas de madrugada são consideradas também".
O presidente da Urbes refere-se à questão da segurança à noite e dispara uma frase: "Ouço falar muito essa frase e espero que os motoristas pensem dessa forma: Nunca pare à noite no sinal vermelho, mas sempre passe no verde. É estranho falar isso num primeiro momento, mas por que falo isso..., para que o motorista vá diminuindo à noite quando vê um semáforo vermelho, de modo que não pare. Deve também se manter na faixa central, pois é mais segura do que as da ponta, e, em seguida acelere quando o sinal já estará verde".
Os faróis piscantes amarelos também serão revistos pela Urbes por conta da segurança para evitar acidentes. "Quando o motorista vê o farol amarelo piscante, ele acha que quem está na avenida é que tem preferência. E isso não é verdade, pois tem preferência quem vem da direita sempre. Está no Código de Trânsito: cruzamentos sem semáforo, a preferência é de quem vem pela direita", explica, destacando que quando o farol está no amarelo piscante é apenas para informar que ali há um cruzamento perigoso, por isso, o motorista deve redobrar a atenção e dar preferência à quem vem pela direita.
Pontos dos radares
Os radares serão instalados nos seguintes pontos de cruzamentos: avenida Dr. Afonso Vergueiro com rua Miranda Azevedo; avenida Dom Aguirre (Marginal) nos cruzamentos com a praça Dom Tadeu Strunck, praça Lions e rua Coronel Cavalheiros; avenida Ipanema nos cruzamentos com a avenida Angélica e com a rua Maciel Baião; avenida Dr. Álvaro Soares com a rua Souza Pereira; avenida Itavuvu com a rua Major Gambeta; avenida Antônio Carlos Comitre com a rua Pedro Molina; e avenida General Carneiro com a praça Oxford.
(Jornal Cruzeiro do Sul)
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