quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Saae vai estender mureta da Marginal


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) anunciou que irá estender a mureta de contenção do rio Sorocaba, construída sob a ponte Francisco Dellosso como parte do sistema de bombeamento das águas de chuva. A autarquia admitiu ontem a vulnerabilidade do trecho da via que não é protegido pela mureta, conforme apontado pela reportagem "Enchentes - Após alagamentos, Lippi anuncia ação "vítima zero".

Num primeiro momento, o Saae adianta que deve estender a mureta por um trecho maior. Também é estudada por sua equipe de engenharia a possibilidade da ampliação da altura do muro "como um todo, nos trechos em que isso for possível", esclarece o Saae, por meio de sua assessoria de comunicação.

O Saae não está convencido de que a água do rio invadiu as pistas da avenida pelo local onde a mureta termina abruptamente. A direção da autarquia, por meio de assessoria, afirma que as águas que transbordaram do rio Sorocaba no sábado passado adentraram a via "também" a partir daquele ponto, mas teriam ultrapassado a mureta em altura no momento em que o nível do rio Sorocaba teria se elevado em mais de 30 centímetros a referida mureta.

"As pistas da D. Aguirre seriam inundadas da mesma forma caso a mureta se estendesse por mais alguns metros", insiste a equipe do Departamento de Drenagem da autarquia. No entanto, o Cruzeiro do Sul possui fotos tiradas às 22h30 de sábado que mostram que a água do rio não passou sobre a mureta.

Os engenheiros do Saae estão revendo o projeto e, num primeiro momento, já concluíram que a mureta deve ser estendida por um trecho maior, assim como está sendo estudada a possibilidade da ampliação de sua altura. O Saae afirma que o projeto desse sistema tomou por base a quota de alagamento registrada em fevereiro de 2011, e que a mureta de proteção foi construída com altura que ultrapassa em 20 centímetros a referida quota.

Evitar inundações

A mureta de proteção compõe um sistema de bombeamento implantado na margem esquerda do rio Sorocaba, na avenida Dom Aguirre, com o objetivo de minimizar no local as ocorrências de alagamentos registradas em períodos de fortes chuvas. As obras começaram em julho passado e foram concluídas este ano. O projeto consistiu na implantação de uma caixa de captação e ainda uma estação elevatória de águas pluviais, com quatro bombas de recalque e sensores de nível, e a mureta de proteção. Os investimentos foram da ordem de R$ 320 mil.

(Jornal Cruzeiro do Sul)

Nenhum comentário: