quinta-feira, 30 de junho de 2011

Via Viva deste domingo (03/06/2011) terá novidades para os participantes

Na sétima edição do Via Viva, neste domingo (03), das 8h às 13h, a população poderá aproveitar as atividades de apresentação e interação de vários esportes, como boxe, judô, tênis de mesa, vôlei e basquete. A novidade ficará por conta do 'Slackline', esporte que utiliza uma fita de nylon esticada entre dois pontos de ancoragem, onde o atleta se equilibra e pode fazer manobras sob a fita. Para esta modalidade haverá uma oficina que trabalhará o tema e ajudará os interessados na iniciação dos movimentos básicos.

Na mesma batida esportiva, o Via Viva ainda oferecerá aulas de ginástica aeróbica, com professores da Academia DECS, e a academia popular, com aparelhos fixos, para que os participantes possam utilizam o próprio peso corporal e, assim, estimular os grupos musculares do corpo.

A comunidade presente ainda poderá acompanhar a campanha de combate às queimadas, receber gratuitamente mudas de plantio e instruções para seu cuidado. Haverá também duas oficinas: uma para confecção de saquinhos de papel para cestinho de lixo e a outra de puffs com garrafas PET.

Entre as exposições, o destaque é a Polícia Militar que levará à avenida o Canil Setorial de Sorocaba, uma equipe do Corpo de Bombeiros e o helicóptero Águia. A Secretaria da Juventude também vai expor o programa “Entre Nós”, uma política de combate às drogas em Sorocaba.

Em relação aos serviços oferecidos, a sétima edição do Via Viva terá atividades do Projeto Escola Saudável, com a preocupação de manter a higiene bucal da população; a Secretaria de Relações do Trabalho levará as tendas sobre os cursos da Universidade do Trabalhador; o Posto de Atendimento ao Trabalhador emitirá 1ª e 2ª via da Carteira de Trabalho, e o Banco do Povo divulgará seus serviços, bem como, fará o pré-cadastro dos interessados.

As demais ações já são conhecidas pela população, como o Sabe Tudo, que oferece o serviço gratuito de uso da Internet, com a possibilidade da pessoa receber e enviar e-mails e frequentar as redes sociais. Além disso, a unidade oferece um espaço para leitura de livros, revistas e jornais do dia.

Nos pouco mais de dois quilômetros das duas pistas da Itavuvu, os participantes podem caminhar, andar de bicicleta e skate, brincar, jogar e, ainda, curtir as apresentações culturais. Pelo programa, há também a interdição de algumas ruas transversais para jogos de tabuleiro, pebolim, pintura facial, carrinho do Vai e Vem, espaço lúdico infantil, entre tantos outros.

O local também oferece espaços para uma pequena feira de artesanato, alguns brinquedos infláveis, aulas de dança (ballet, sapateado e jazz) e atividades da Escola do Pedala, oferecida pela Urbes – Trânsito e Transporte.

A estrutura do Via Viva possui nove banheiros, em três pontos da avenida e duas tendas de serviço de manutenção básica de bicicletas. Para a segurança dos participantes, a Urbes monitora o fechamento e a abertura da avenida e das vias ao redor, e a Guarda Civil e a Polícia Militar disponibilizam equipes e unidades móveis de comando para o devido atendimento.

Informações e outros detalhes do Programa Via Viva podem ser conferidos no Portal da Cidadania, o www.sorocaba.sp.gov.br.

Nenhum comentário: