sexta-feira, 24 de junho de 2011

Salto De Pirapora - 105 ANOS O nome da cidade tem origem poética

Salto de Pirapora está situada à margem esquerda do Rio Pirapora, rio de onde originou seu nome. Salto, origem da cachoeira onde os peixes saltavam na desova e Pirapora, origem do rio que corta o município ( rio Pirapora ). Na linguagem tupi guarani, Pirapora quer dizer Salto do Peixe. Por isso, o nome Salto de Pirapora, pois é um pequeno e poético salto no rio Pirapora.

Foi fundada por lavradores e operários, comandados por Antonio Maximiano Fidelis, mais conhecido pela alcunha de "Antonio Fogueteiro" e por Felício Lencione, que no dia 24 de junho de 1906, apesar de virarem alvo de chacotas para os companheiros, pois ninguém acreditava que levassem a idéia avante, rezaram a primeira prece no local e demarcaram onde seria a sede do município.

No dia seguinte, foi construída a primeira capela local (onde hoje está a matriz), por João de Góes que ainda ofertou uma imagem de São João à pequena igreja, que desde então ficou sendo padroeiro da cidade. No dia 6 de outubro de 1906, o padre Luiz Sicluna celebrou a primeira missa na capela, com a presença de todos que moravam no pequeno povoado, e que ajudaram na construção. Mais tarde, o mesmo padre reuniu novamente esse pessoal e construiu no local a matriz que funciona até nos dias de hoje, como a principal igreja da cidade.

Em 1911 foi elevada à vila e incorporada como distrito do município de Sorocaba. Em 1912 começaram a aparecer os primeiros carros puxados por bois, que ajudaram muito no progresso do pequeno povoado, pois com ele iniciaram-se os transportes de madeira, produtos agrícolas local, como: arroz, feijão e batatas para outras regiões.

A emancipação ocorreu em1953, através de um plebiscito no qual votaram 657 eleitores. Finalmente em 1953 no dia 30 de dezembro, Salto de Pirapora se eleva a município pela lei 2456.

Parabéns Salto De Pirapora.

Nenhum comentário: