terça-feira, 8 de março de 2011

Carnaval 2011: Vai-Vai é campeã em São Paulo

A Vai-Vai é a campeã do carnaval de São Paulo, com 269,50 pontos a frente da Acadêmicos do Tucuruvi e Unidos de Vila Maria por apenas 0,25 pontos. A Vai-Vai é recordista em títulos do carnaval paulistano - o deste ano é o 14º. A última vitória tinha sido conquistada em 2008. Fundada em 1º de janeiro de 1930 é a mais tradicional escola de São Paulo.

Sob a regência do maestro João Carlos Martins, a Vai-Vai foi a penúltima escola a entrar na avenida na primeira noite de desfiles das escolas de samba de São Paulo, na última sexta-feira, e levantou o Anhembi. Mesmo com o dia amanhecendo, os sambistas conseguiram contagiar o público, que se emocionou com a homenagem ao maestro e pianista.

O enredo contou a saga de Martins, que é um dos maiores intérpretes brasileiros de música erudita. Sua vida foi o tema para o samba-enredo "A Música Venceu". O maestro é reconhecido internacionalmente e se consolidou no mundo da música de concerto como um dos principais intérpretes do compositor alemão Johann Sebastian Bach.

Aos 26 anos, porém, Martins começou a enfrentar os problemas que mais tarde paralisaram suas mãos. Atualmente, ele está à frente de um projeto de popularização da música clássica e de inclusão social através da formação musical de jovens carentes e é regente da Filarmônica Bachiana Sesi-SP.

A novidade da Vai-Vai neste carnaval foi a contratação do carnavalesco Alexandre Louzada, quatro vezes campeão do carnaval carioca à frente de escolas como a Mangueira, Beija-Flor e Vila Isabel.

Nenhum comentário: