sexta-feira, 21 de maio de 2010

Virada Cultural Paulista Em Sorocaba

A Virada Cultural Paulista que passa por diversas cidades do interior, passa também por Sorocaba nos dias 22 e 23 de maio com 24h de atividades.

Entre as principais atrações estão Titãs, Quinteto em Branco e Preto, Tihuana e Max de Castro e Simoninha que apresentam o “Baile do Simonal“.

VIRADA CULTURAL PAULISTA 2010

Programação

Dia 22 De Maio

18h
Abertura Oficial com o espetáculo Mire Veja - Companhia do Feijão [TEATRO]
Livre adaptação do livro “Eles eram muitos cavalos”, de Luiz Ruffato, o espetáculo é uma verdadeira homenagem à pluralidade da cidade de São Paulo. Através de 24 histórias de pessoas anônimas, a Companhia do Feijão consegue, com extrema sensibilidade, criar um retrato da vida na metrópole e suas diversidades. Vencedor do prêmio APCA, como melhor espetáculo de 2003 e do Prêmio Shell do mesmo ano, por sua concepção e criação. Duração: 70 minutos.
Classificação Indicativa: 16 anos.
Local: TEATRO MUNICIPAL

18h30
DJ Augusto Merli [MÚSICA]
O DJ paulista é pesquisador ávido de música e procura não se prender a rótulos. Em seus sets ecléticos estão sempre presentes o house e techno deep, dub, minimal e detroit.
Melodia e batidas marcantes são o seu passaporte para uma viagem pela música eletrônica do passado, presente e futuro.
Local: PARQUE DAS ÁGUAS

19h30
Comitatus [MÚSICA]
A banda, especializada na reprodução das músicas dos Beatles, já se apresentou nas melhores casas de São Paulo, além de diversos programas de TV. Reconhecida internacionalmente, foi vencedora de um concurso que rendeu três anos de concertos em Liverpool e uma gravação em Abbey Road, o estúdio do lendário quarteto inglês.
Local: PARQUE DAS ÁGUAS

20h
Baile do Simonal – Max de Castro e Wilson Simoninha [MÚSICA]**
No show organizado pelo Sesc Sorocaba, Max e Simoninha interpretam os grandes sucessos do pai, Wilson Simonal. O repertório do show é composto por canções lançadas nos anos 1960, começo dos 70, como “Sá Marina”, “Tributo a Martin Luther King”, “Na galha do Cajueiro” e “Vesti azul”. O time de músicos da banda é formado por Samuel Fraga (bateria), Robinho Tavares (baixo), Marcelo Maita (teclado), Marcio Forte (percussão), Daniel de Alcântara (trompete), Will Bone (trombone) e Josué dos Santos (saxofone).
Local: PARQUE DOS ESPANHÓIS

20h
Intervenção Circense com Irmãos Marambio II [CIRCO]
Os Irmãos Marambio, 4ª geração circense, apresentam com sua Trupe um tradicional espetáculo de circo com números de malabares, equilíbrios, acrobacias, laços indianos e palhaços. Num formato para agradar adultos e crianças as performances acontecem em espaços alternativos.
Local: TEATRO DE ARENA ANEXO AO TEATRO MUNICIPAL

20h30
Charanga Bombeiro - Cia. Capadócia [INTERVENÇÃO CIRCENSE]
A charanga é um estapafúrdio veículo, que, na aparência, remonta aos antigos carros de bombeiro. No pronto atendimento das mais inusitadas ocorrências, os atrapalhados palhaços bombeiros aprontam divertidas confusões com jatos d´água, canhão de fumaça, luzes por todo lado, sirenes e muita música.
Local: PARQUE DAS ÁGUAS

20h30
“Onde Acabo, Onde Começo?” e “Solto” - Cia Dança Vida [DANÇA]
Neste espetáculo especial para a Virada Cultural, a Cia Experimental Dança Vida apresenta duas coreografias: “Onde Acabo, Onde Começo?”, na qual a dança interage com vídeo e som para questionar as fronteiras que separam os seres, e “Solto”, que se desprende de valores técnicos pré-estabelecidos ao “soltar” um palhaço no universo, livre para criar e retratar uma atmosfera poética e descontraída. Duração: 60 minutos.
Classificação Indicativa: Livre.
Local: TEATRO MUNICIPAL

21h
Cataia [MÚSICA]
Dentro de uma perspectiva inovadora, o grupo Cataia já lançou dois discos, sendo seu último trabalho fruto da mistura de ritmos regionais brasileiros e africanos. A banda também dá vazão às suas influências pessoais, particularmente centradas no rock, jazz e na MPB. O resultado é um sincretismo musical personalizado, com arranjos elaborados e interpretações originais.
Local: PARQUE DAS ÁGUAS

21h30
Roda de Choro com Luizinho 7 Cordas [MÚSICA]
Em clima de descontração e bom humor, um quarteto interessante formado pelo jovem pandeirista Leo Rodrigues, pelo lendário violonista Luizinho 7 Cordas, além do arranjador e cavaquinista Milton Mori e do solista Alexandre Ribeiro no clarinete. O repertório é definido de acordo com a apresentação e dos desejos do público, até que os convidados entram e “quebram tudo”!
Local: TEATRO DE ARENA ANEXO AO TEATRO MUNICIPAL

22h
Charanga Bombeiro - Cia. Capadócia [INTERVENÇÃO CIRCENSE]
A charanga é um estapafúrdio veículo, que, na aparência, remonta aos antigos carros de bombeiro. No pronto atendimento das mais inusitadas ocorrências, os atrapalhados palhaços bombeiros aprontam divertidas confusões com jatos d'água, canhão de fumaça, luzes por todo lado, sirenes e muita música.
Local: PARQUE DAS ÁGUAS

22h30
Heraldo do Monte [MÚSICA]
Considerado por Joe Pass e Hermeto Pascoal como o melhor guitarrista do mundo, e por Paco de Lucia como um dos melhores violonistas do mundo, desenvolve um trabalho diferenciado com a Viola Nordestina, tendo seu CD com o mesmo nome seu 12º concorrido ao Grammy de 2000 e ficado entre os 5 finalistas, perdendo para Gilberto Gil.
É considerado virtuose e mestre de todos os instrumentos de cordas dedilhadas ou de palheta.
Local: TEATRO MUNICIPAL

22h30
Locomotores [MÚSICA]
Formada por músicos experientes, a banda é reconhecida no Rio Grande do Sul por sua forte sonoridade e shows contagiantes. Com influência do rock anos 60, do folk e até da música do leste europeu, o disco homônimo é um petardo recheado de nuances e seu repertório merece ser conferido ao vivo!
Local: PARQUE DAS ÁGUAS

23h
Intervenção Circense com Irmãos Marambio II [CIRCO]
Os Irmãos Marambio, 4ª geração circense, apresentam com sua Trupe um tradicional espetáculo de circo com números de malabares, equilíbrios, laços, acrobacias e palhaços.
Num formato para agradar adultos e crianças as performances acontecem em espaços alternativos e tem duração de 20 minutos.
Local: TEATRO DE ARENA ANEXO AO TEATRO MUNICIPAL

23h30
Charanga Bombeiro - Cia. Capadócia [INTERVENÇÃO CIRCENSE]
Local: PARQUE DAS ÁGUAS

Dia 23 de Maio

0h
Titãs [MÚSICA]
No show do CD MTV Ao Vivo Titãs, a banda prova que é possível fazer sucesso há mais de vinte anos e ainda conservar a liberdade para compor e tocar músicas sobre qualquer assunto. Branco Melo, Charles Gavin, Paulo Miklos, Tony Bellotto e Sérgio Britto mostram extrema cumplicidade no palco, relembrando todas as fases pelas quais passaram em uma mistura de rock, balada, punk, reggae, poesia, existencialismo e reflexão social. No repertório, clássicos como Polícia, Homem Primata, Flores e Epitáfio dividem espaço com as novas composições.
Local: PARQUE DAS ÁGUAS

0h30
Pata de Elefante [MÚSICA]
A banda surgiu em janeiro de 2002, formada por Gabriel Guedes, Daniel Mossmann e Gustavo Telles. O trio se diferencia por fazer rock instrumental com ênfase nas melodias.
Apresentaram-se nos principais festivais de rock no Brasil, como Goiânia Noise (2004, 2006 e 2007) e Abril Pro Rock (2008). Em dezembro de 2008, ganhou o Prêmio Dynamite, na categoria Instrumental. No fim de 2009, ganhou o VMB (MTV), na categoria Melhor Banda Instrumental.
Local: TEATRO MUNICIPAL

2h
Ben Ludmer [TEATRO]
Mágico desde 1988, Ben Ludmer é um artista completo, já que também é ator e comediante. Seu stand-up conta com um humor inteligente que interage com a platéia e quebra o mito de que a mágica deve acontecer longe do público. Revelado no programa de TV de Jô Soares, o humorista apresenta seu espetáculo no Brasil inteiro. Duração: 60
minutos. Classificação Indicativa: 14 anos.
Local: TEATRO MUNICIPAL

1h30
DJ Augusto Merli [MÚSICA]
Augusto Merli, dj paulista, pesquisador ávido de música que procura não se prender a rótulos, em seus sets ecléticos estão sempre presentes o house e techno deep, dub, minimal e detroit. Flertando até mesmo com a idm, hip hop e dubstep. Influenciado pelo rock, jazz e mpb, músicas com muita atmosfera, melodias mais o groove com batidas marcantes são o seu passaporte para uma viagem pela música eletrônica do passado, presente e futuro.
Local: USINA CULTURAL ETTORE MARANGONI

2h30
Alandelon [MÚSICA]
Gigi, Roy, Leandro Rezende, Mel Char e Carlitos Grushenko formam o Alandelon, uma banda paulistana com sotaque pernambucano, letras em inglês, guitarras distorcidas, vozes melancolicamente desafinadas, baladas cheias de pianos e sintetizadores, com influências que vão do rock psicodélico ao pop das rádios, sem perder a simplicidade e espontaneidade independente de seu som.
Local: USINA CULTURAL "ETTORE MARANGONI"

3h30
Tokyo Savannah [MÚSICA]
O trio mostra um rock visceral e sem frescura, que faz o público querer pular e mexer a cabeça. Inimigo Chico (guitarra e vocal), Joni Hurricane (baixo) e PHD Fuzileiro (bateria) fazem um som marcado por riffs rasgantes e um rockabilly à flor da pele.
Local: USINA CULTURAL ETTORE MARANGONI

5h
DJ Augusto Merli [MÚSICA]
Local: USINA CULTURAL ETTORE MARANGONI

10h
Aula Aberta com a Cia. do Feijão [AULA ABERTA]
Público: pessoas ligadas ao teatro e de outros coletivos artísticos
Serão abordados na discussão a trajetória da consolidação de um núcleo artístico, a evolução de sua organização interna, a divisão de trabalho, questões financeiras, de comunicação, gestão de espaço próprio, relacionamento as com políticas públicas e privadas para a cultura, as interfaces com outros movimentos - atuação política e social - e a constante revisão destes parâmetros a partir da experiência acumulada.
Local: OFICINA CULTURAL GRANDE OTELO

10h30
Othelito – Cia. Vagalum Tum Tum [TEATRO]
Escrita em 1604, “Otelo - O Mouro de Veneza” é uma das principais peças de Willian Shakespeare. Nesta montagem da Cia Vagalum Tum Tum, a proposta é trocar os elementos trágicos originais por uma história capaz de fazer a família toda gargalhar. Os personagens são transformados em figuras típicas da Comédia Dell´Arte e desenvolvem as cenas em meio a cambalhotas e piruetas. Duração: 55 minutos.
Classificação Indicativa: A partir de 6 anos.
Local: TEATRO MUNICIPAL

11h30
A Voz da Praça - Cia. Capadócia [CIRCO]
O espetáculo, de constante interação com a plateia, fala das manifestações populares que ocorrem nas ruas e praças do Brasil. Magia, cordel, malabares, canções e ventriloquia combinam-se em um texto escrito em rimas do começo ao fim.
Local: TEATRO DE ARENA ANEXO AO TEATRO MUNICIPAL

12h
Batuntã [OFICINA MUSICAL]
Oficina que proporciona ao participante um olhar mais amplo e moderno da música, relacionando percussão, canto e dança. Além do aprendizado musical, o projeto proporciona a conscientização corporal e social do indivíduo ao estimular conceitos como criatividade, organização, trabalho em equipe, sensibilidade e percepção. Duração: 90 minutos.
Classificação Indicativa: A partir de 6 anos. Capacidade: 20 pessoas.
Local: BIBLIOTECA MUNICIPAL

12h30
Intervenção Circense com Irmãos Marambio II [CIRCO]
Local: PARQUE DAS ÁGUAS

13h
Circo de Sombras- Cia Quase Cinema [TEATRO]
Inspirado no filme “O Palhaço” de Frederico Fellini, a Cia Quase Cinema apresenta a peça em um pequeno circo colorido que mexe com a imaginação de crianças e adultos. O espetáculo é formado por várias apresentações de teatro de sombras, inspirado nos primeiros filmes de animação, onde 3 minutos podem durar uma eternidade na memória das crianças. Duração: 60 minutos. Classificação Indicativa: A partir de 4 anos.
Local: BIBLIOTECA INFANTIL

13h30
Gardênia - El Otro Núcleo de Teatro [TEATRO]
Livremente inspirada em “O Amor nos Tempos do Cólera”, de Gabriel García Márquez, a peça conta a história de Fermina Daza e Florentino Ariza, passando pelo seu amor de juventude, a separação e o reencontro na velhice. O espetáculo conta com diversas projeções, que recaem sobre o público, colocando-o dentro de cada universo criado e comprometendo-o constantemente com o desenrolar da narrativa. Duração: 105 minutos.
Classificação Indicativa: 16 anos.
Local: TEATRO MUNICIPAL

13h30
Cordão Folclórico Tatuiense – Cordão dos Bichos [CULTURA POPULAR]
É o retrato vivo da alma, expressa na idealização de Vicente de Almeida e Aladim Ponce, que em meados de 1928, com a colaboração de funcionários da fábrica São Martinho, em Tatuí no Estado de São Paulo. Juntos, deram início com três bichos: um elefante e dois cavalos, usando a técnica da papietagem que consiste na utilização de materiais recicláveis e de simples aquisição como arame, bambu, jornal, papel e cola. E houve na época total aceitação pelo público do carnaval que deu início a produção de outros animais, e o crescimento inevitável do cordão que chegou a ter 76 componentes, hoje com 33 integrantes junto com a banda "Furiosa", com a supervisão e coordenação do Pres. Pedro da Silva, que com seu empenho mantém viva essa rica fonte de nossa cultura assim como nosso Sr. Pres. de Honra Moacir Peixoto que engrandece o cordão como símbolo da transição folclórica. Apresentando-se ao longo dos anos, centenas de cidades como no Festival Folclórico de Olímpia, Brasília na troca da Bandeira em 1977, Rio de Janeiro, Campinas e é um dos maiores representantes do folclore do Estado de São Paulo.
Local: PARQUE DAS ÁGUAS

14h
Quinteto em Branco e Preto [MÚSICA]
Em 1997, jovens músicos e cantores da periferia de São Paulo decidiram se unir para fazer o que sabiam de melhor: tocar, cantar e compor samba. Depois de muito trabalho e apresentações até no exterior, os músicos Everson Pessoa, Ivison Casca, Vitor Pessoa, Maurilio de Oliveira e Magnu Sousá se consagraram como um dos mais importantes conjuntos da nova geração do samba e possuem composições gravadas por artistas de peso, dentre os quais, Beth Carvalho e Alcione.
Local: PARQUE DAS ÁGUAS

14h
Workshop de Cultura Popular [WORKSHOP]
Público: interessados
Explicar o funcionamento do Cordão dos Bichos de Tatuí, a manutenção das figuras e como em 81 anos ainda conseguem manter a tradição.
Local: OFICINA CULTURAL GRANDE OTELO

14h
Cartas a Um Jovem Poeta - Performance Literária [LITERATURA]
Rainer Maria Rilke é um dos maiores escritores do século XX. Representando o microcosmo do poeta, o ator Ivo Müller mostra trechos das "Elegias de Duíno" e das cartas escritas a um jovem indeciso entre a carreira militar e a literária, as "Cartas a um Jovem Poeta".
Duração: 60 minutos. Classificação Indicativa: Livre.
Local: BIBLIOTECA MUNICIPAL

14h30
Intervenção Circense com Irmãos Marambio II [CIRCO]
Local: TEATRO DE ARENA ANEXO AO TEATRO MUNICIPAL

15h
Coreológicas–Ludus - Caleidos Cia. de Dança [DANÇA]
O objetivo da Cia é fazer uma releitura da obra “Coreológicas”, que foi realizada por 13 anos (1996-2008). Nesta remontagem são propostos novos jogos entre os elementos da linguagem da dança (a Coreologia de Rudolf Laban) e o público presente. O espetáculo é um convite a todos os corpos para apreciar, dançar e experimentar a ludicidade da arte.
Duração: 60 minutos. Classificação Indicativa: Livre
Local: TEATRO MUNICIPAL

15h
Workshop de Teatro de Sombras [WORKSHOP]
Público: artistas, professores e interessados
Um diálogo sobre a linguagem das sombras que a Cia Quase Cinema pesquisa. Como utilizar a técnica do teatro de sombras nas montagens teatrais contemporâneas.
Local: OFICINA CULTURAL GRANDE OTELO

15h
Arrastão Musical - Batuntã [MÚSICA]
Espetáculo musical de rua inspirado nos desfiles dos blocos e cortejos populares. O grupo apresenta ritmos como maracatu, samba-reggae, baião e funk, convidando o público a acompanhá-lo no percurso. Toda essa festa é comandada pela figura do mestre do apito.
Duração: Aproximadamente 50 minutos. Classificação Indicativa: Livre
Local: USINA CULTURAL "ETTORE MARANGONI"

15h30
Edvando Santana e Banda [MÚSICA]
O cantor, compositor e violonista paulistano Edvaldo Santana, com sua voz e seu suingue inconfundíveis, lança seu primeiro álbum gravado ao vivo "EDVALDO SANTANA AO VIVO". O repertório é baseado nas músicas de seus discos anteriores registrados em estúdio, passeia pelos vários gêneros que sua obra comporta - blues, choro, rock, salsa, samba, sempre dosados de um modo autoral, particular - e apresenta uma síntese do trabalho que desenvolve há 35 anos.
Local: PARQUE DAS ÁGUAS

16h
“Reis de Fumaça” – Cia. do Feijão [TEATRO]
Reis de Fumaça é um espetáculo de rua composto de danças dramáticas populares, depoimentos de personalidades ligadas a estas manifestações, de documentos históricos relacionados à escravidão no Brasil, de poesias e músicas populares de diversas origens.
Busca propiciar aos atores da companhia e aos espectadores uma experiência diferente e profunda em relação ao fazer teatral convencional, desenvolvendo-se sobre dois movimentos: o íntimo, com contatos individuais entre atores e público, e o espetacular, com recriações livres dessas manifestações.
Local: TEATRO DE ARENA ANEXO AO TEATRO MUNICIPAL

16h30
Cordão Folclórico Tatuiense – Cordão dos Bichos [CULTURA POPULAR]
É o retrato vivo da alma, expressa na idealização de Vicente de Almeida e Aladim Ponce, que em meados de 1928, com a colaboração de funcionários da fábrica São Martinho, em Tatuí no Estado de São Paulo. Juntos, deram início com três bichos: um elefante e dois cavalos, usando a técnica da papietagem que consiste na utilização de materiais recicláveis e de simples aquisição como arame, bambu, jornal, papel e cola. E houve na época total aceitação pelo público do carnaval que deu início a produção de outros animais, e o crescimento inevitável do cordão que chegou a ter 76 componentes, hoje com 33 integrantes junto com a banda "Furiosa", com a supervisão e coordenação do Pres. Pedro da Silva, que com seu empenho mantém viva essa rica fonte de nossa cultura assim como nosso Sr. Pres. de Honra Moacir Peixoto que engrandece o cordão como símbolo da transição folclórica.
Local: PARQUE DAS ÁGUAS

16h30
Mutrib [MÚSICA]
A banda apresenta os sons multiculturais de um verdadeiro caldeirão musical. Na Turquia, o termo mutrib significa para a filosofia sufi “a energia que emana do encontro de músicos”. Esse show é uma grande viagem musical que sai do Magreb - região arabizada ao norte da África: Egito, Tunísia, Marrocos - atravessando Turquia, Palestina, Síria e Israel, e chegando até o Leste Europeu - Albânia, Grécia, Macedônia, Romênia e Bulgária. Entre e boa viagem!
Local: TEATRO MUNICIPAL

16h30
Renato Godá [MÚSICA]
Em 2009, o músico ganhou projeção internacional após uma elogiada turnê pela Europa, onde seus shows entraram na cobiçada lista dos favoritos da revista Timeout - bíblia do entretenimento londrino -, que classificou sua música como um “apetitoso caldeirão que mistura sons de cabaret, jazz, folk e chanson”. De volta ao Brasil, o cantor e compositor paulistano gravou um novo disco, “Canções para Embalar Marujos”, cujo repertório leva aos palcos a atmosfera e romantismo endiabrado dos cais de porto.
Local: USINA CULTURAL ETTORE MARANGONI

17h
Tihuana [MÚSICA]
O quinteto de rock formado por Egypcio (voz e violão), Román (baixo e voz), Leo (guitarra e voz), Baía (percussão e voz) e PG (bateria) possui 5 discos gravados em 10 anos de carreira.
O grupo, que ficou conhecido mundialmente após integrar a trilha sonora do filme “Tropa de Elite”, contagia o público com outros sucessos como “Que Vês?” e “Pula”.
Local: PARQUE DAS ÁGUAS

Locais e Endereços
Parque das Águas Maria Barbosa Silva
Av. Dom Aguirre, 5.500 – Jd. Abaeté

Teatro Municipal Teotônio Vilela
Paço Municipal - Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 3.041 – Alto da Boa Vista

Teatro de Arena Carlos Roberto Mantovani (anexo ao Teatro Municipal)
Paço Municipal - Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 3.041 – Alto da Boa Vista

Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger
Rua Ministro Coqueijo Costa, 180 – Alto da Boa Vista

Biblioteca Infantil Renato Sêneca de Sá Fleury
Rua da Penha, 673 - Centro

Usina Cultural Ettore Marangoni
Av. Dom Aguirre - Margem direita do Rio Sorocaba - Ciclovia
[Travessa da R. Padre Madureira]

Oficina Cultural Grande Otelo
Praça Frei Baraúna s/nº - Centro

Parque dos Espanhóis
Rua Campos Sales – Pinheiros (http://www.sorocaba.sp.gov.br)

Nenhum comentário: