segunda-feira, 24 de maio de 2010

Dia do Desafio em Sorocaba é nesta 4ª feira dia 26

Todos os sorocabanos estão convidados a praticar alguma atividade física nesta quarta-feira (26). Além de fazer bem para a saúde e estimular as relações sociais, esta mobilização tem como objetivo principal garantir o maior número de participantes no Dia do Desafio. Quinze minutos de exercício bastam para ajudar Sorocaba na disputa contra as cidades de La Paz, capital da Bolívia, e Macau, na China.

Sozinho ou em grupo, todos podem participar. Qualquer tipo de ação é válida, desde uma caminhada, um jogo de futebol, fazer ginástica na academia ou uma boa pedalada. Leila Rodrigues da Silva, da Secretaria de Esportes, explica que, além de se movimentar, é importante a pessoa registrar a participação. Para isso, basta ligar para o telefone 0800-7707393. A central funcionará a partir de 0h, até as 21h desta quarta-feira (26). A ligação é gratuita.

Leila salienta que esta será a primeira vez que uma cidade brasileira enfrentará uma adversária de outro continente. A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, em parceria com o Sesc Sorocaba. As atividades serão desenvolvidas pela comunidade.

O comitê do Dia do Desafio está instalado no Ginásio Municipal de Esportes Dr. Gualberto Moreira, situado à Rua José Martins, na Vila Hortência. Desde o início de maio, escolas, empresas, academias, sociedades de bairro, clubes e outros grupos foram contatados e já agendaram atividades para o dia 26. Não é preciso fazer inscrição antecipada para participar é só se exercitar e informar o comitê.

Challenge Day

Criado no Canadá, em 1983, o Challenge Day é difundido no mundo inteiro pela Tafisa, uma entidade alemã que atua na promoção do esporte para todos. A ação é promovida em diversos países com a proposta de envolver a população e divulgar a importância da vida saudável. Esta será a 15ª edição do evento no Brasil, que aderiu à iniciativa em 1995. “Você se mexe e o mundo se mexe junto” é o slogan deste ano.

A coordenadora destaca que a prática regular de alguma atividade física traz benefícios para o corpo e a mente e reduz riscos de doenças, socializa, melhora a autoestima, emagrece, diverte. “Esperamos que as pessoas participem do evento e a experiência estimule que mais sorocabanos passem a fazer algum exercício regularmente”, comentou Leila.

Atividades agendadas

7h30 às 8h30 – CE Dr. Pitico – Caminhada até Carrefour Sônia Maria (apitaço)

7h50 – Iharabrás – Ginástica Laboral com os funcionários

8h30 - Academia Training Center – Jump

9h – Academia Training Center – Alongamento

14h – CE Maria Eugênia – Ginástica, futebol, atividade de jardinagem

14h às 17h – CE Dr. Pitico – Brincadeiras com as turmas de futsal, futebol, basquete e ginástica olímpica. Haverá cama elástica, pebolim, ping-pong, perna de pau.

15h – CE Maria Eugênia – passeio ciclístico

15h30 - Academia Training Center – GAP

16h - Academia Training Center – Alongamento

18h - Academia Training Center – Alongamento

18h30 – OAB – Casa do Advogado – ginástica e alongamento

18h30 - Academia Training Center – Postural e Power Ball

• Ao longo do dia, a Academia Runner Club realizará atividades de natação, hidroginástica, musculação, ginástica e Tae Kwon Do.

Confira a participação de Sorocaba no Challenge Day

1995 perdeu para Manado (Indonésia)

1996 venceu Bratslava (Eslováquia);

1997 venceu Caxias do Sul (Rio Grande do Sul);

1998 venceu Cochabamba (Bolívia);

1999 venceu Juiz de fora (Minas Gerais);

2000 venceu Quito (Equador);

2001 perdeu para Trujillo (Peru);

2002 venceu contra Mérida (México);

2003 venceu contra Santiago de Cuba (Cuba)

2004 venceu Coyoacan (México);

2005 venceu Valparaiso (Chile);

2006 venceu Azcopotzalco (México);

2007 venceu contra Manizales (Colômbia);

2008 perdeu para Chiquimula (Guatemala)

2009 perdeu para Durango – Capital do Estado de Durango (México).

(Jornal Cruzeiro do Sul)

Nenhum comentário: