terça-feira, 17 de novembro de 2009

Vulnerabilidade

Apesar de todo o potencial que tem e de seu expressivo desenvolvimento econômico nos últimos vinte anos, infelizmente o Brasil, em termos de infraestrutura, é simplesmente uma calamidade. O apagão da noite de terça-feira (10/11/2009) e madrugada de quarta-feira(11/11/2009) reflete muito bem essa realidade. Falta modernidade para o setor. Os anos passam e os governantes brasileiros não se preocupam como deveriam em ver o sistema de energia elétrica como de absoluta prioridade para o País, principalmente em razão de seu grande crescimento. Basta constatar que, na manhã do dia 11 de novembro, as autoridades responsáveis pelo setor ainda não sabiam exatamente o que havia provocado a pane.

Da mesma forma, os governantes não se preocupam em investir na melhoria dos portos, dos aeroportos, das rodovias e ferrovias, entre outros serviços públicos de fundamental importância. Além do sistema elétrico, que nunca deixa de apresentar problemas, os nossos portos e aeroportos são os piores do mundo, o mesmo acontecendo com as estradas e as ferrovias, sem se falar da educação, da saúde e da segurança pública. Desanimadora, a precariedade é que prevalece em tudo.

Por mais que se fale a respeito, em termos de infraestrutura tudo vai ficando para o dia seguinte, prejudicando todos os setores de atividades. Todo mundo sabe que o Brasil é extremamente vulnerável em todos os serviços públicos de responsabilidade do governo. O pior é que tudo acaba ficando por isso mesmo, sem que sejam adotadas providências efetivas para que as coisas possam melhorar. A inércia e o despreparo são flagrantes. Só quando ocorrem incidentes mais graves como o apagão geral da semana passada é que se fala de forma mais contundente sobre as soluções que são necessárias, mas, lamentavelmente, logo tudo cai no esquecimento até o próximo problema acontecer. Até mesmo os meios de comunicação e as lideranças da sociedade civil acabam não cobrando tudo aquilo que deveria ser cobrado dos órgãos competentes.


O fato é que o Brasil é um bom exemplo do que a fantasia faz: mostra uma casca bonita, prepara a Copa do Mundo e a Olimpíada, mas por dentro está todo apodrecido. Exatamente como comprovou o blecaute em dezoito Estados brasileiros.

Nenhum comentário: