segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Feliz aniversário, Sorocaba!

Feliz aniversário, Sorocaba!

"Só se ama, efetivamente, aquilo que se conhece". Assim, ainda que de forma simples, lembramos alguns aspectos vida citadina. A vida da Sorocaba de todos nós.
Comemora-se hoje o aniversário de Sorocaba: 357 anos. A efeméride é sempre valiosa oportunidade para recordar aspectos de nossa História. Sobretudo, para o conhecimento de pessoas recém chegadas à cidade e que se engajam, em nosso cotidiano. Certamente, somam, conosco, em prol do bem comum. Situa-se nesta amplitude, a afirmação que é plena de sabedoria: "só se ama, efetivamente, aquilo que se conhece". Assim, ainda que de forma simples, lembramos alguns aspectos vida citadina. A vida da Sorocaba de todos nós. Os aqui nascidos ou, aqueles que para cá vieram, engajando-se em um cotidiano de realizações positivas.

Essas pessoas assumem a plenitude da cidadania sorocabana, identificando-se com a nossa História, da qual vamos ligeiramente focar alguns aspectos. Posto isto, é de se recordar, que a fixação da data de 15 de agosto de 1654, como marco da fundação de Sorocaba, foi fruto de perspectivas históricas, amplamente estudadas, por dedicados sorocabanos.

Nunca é demais lembrar, que a assertiva da fixação do nosso calendário histórico, teve como ponto de partida, uma palestra do saudoso amigo, José Crespo Gonzales. Ele fez uma palestra no Rotary Club de Sorocaba, em 1952, defendendo a ideia de oficialização da data de 15 de agosto, em comemoração a fundação da cidade. Ideia defendida, também, pelo nosso historiador-mór Aluísio de Almeida. Justificou sua sugestão, com base na perspectiva de que, a 3 de março, ocorreu a elevação de Sorocaba, à condição de Vila. E não a data de fundação, como muitos, defendiam.

Em face de esses estudos, o então vereador Otto Wey Netto, ainda em 1952, apresentou Projeto de Lei à Câmara Municipal, estabelecendo, o calendário histórico de Sorocaba: 15 de Agosto de 1654 Fundação; 3 de Março de 1661, elevação do povoado a categoria de Vila; 5 de fevereiro de 1842, elevação da Vila à condição de Cidade e 30 de março de 1871, criação da Comarca de Sorocaba.

Esse projeto foi aprovado tornando-se lei, em 25 de fevereiro de 1953, promulgada pelo então prefeito Emerenciano Prestes de Barros. A partir desse ano, o calendário histórico da cidade foi definido. E, o brasão da cidade? Também tem sua marca histórica, que sempre é bom ressaltar, para recordação dos mais velhos e informação para novas gerações. E, sobretudo, conhecimento especial para os que, vindos de outras cidades, queiram conhecer um pouco mais aspectos de nossa história.

O primeiro brasão de Sorocaba foi adotado através de lei de 20 de março de 1917, em função de estudo do pesquisador Zulmiro de Campos. Referido brasão tem a seguinte descrição: "um escudo cortado, o primeiro de blau (azul), com montes de prata e sol poente de ouro, e o segundo de ouro com três machos (burros) passantes de sua cor, postos em roquete. Coroa mural de prata com 4 torres de 3 ameias e sua porta cada uma. Suportes: dois ramos de algodoeiro ao natural e a divisa "Festina Lente", de ouro em listão de azul". Além do morro do Araçoiaba, os machos passantes simbolizam a feira de muares; e os ramos de algodoeiro, as indústrias de tecido. A coroa mural, com 4 torres e 3 portas, lembra as velhas taipas da Vila de São Felipe. A divisa significa "Apressa-te devagar".

Esse brasão foi substituído através da Lei Municipal 189, de 23 de março de 1925, projetado e desenhado pelo historiador e diretor do Museu do Ipiranga, Afonso d"Escragnolle Taunay. Na firmação de cidadania temos a considerar, ainda, outro enfoque. A Bandeira de Sorocaba, que tem em sua composição uma mensagem muito bonita, em seu inteiro contexto. Sua descrição oficial é a seguinte: "na parte superior do escudo bipartido, a panóplia composta do gibão de armas, do arcabuz e do machado pintado ao natural sobre fundo de vermelho (ou goles), relembram os grandes bandeirantes sorocabanos Paschoal Moreira Cabral, Fernão Dias Falcão, os Irmãos Pais de Barros, entre outros. A parte inferior lembra "a primitiva mineração de ferro a primeira do Brasil - nos arredores de Sorocaba, no morro do Araçoiaba, uma montanha negra (ou sable), sobre fundo de ouro".

E, prossegue a descrição: "Os suportes do escudo, os dois unicórnios que são os cavalos heráldicos, recordam as feiras de muares (1733 1897), fator de unidade nacional no sul do Brasil. Um pequeno escudo com a flor de lis, sobre a porta principal da coroa mural, lembra que a cidade tem por Padroeira Nossa Senhora da Ponte. O perfil histórico de Sorocaba é definido no lema de nossa bandeira: "Pró Una Libera Patria Pugnavi", ou seja, a ideia de lutar por uma Pátria Una e Livre. Este lema firma nossa tradição histórica. A Sorocaba das escolas de todos os níveis, até a consolidação universitária. A modernidade e diversificação de nosso pujante parque industrial. Celebremos, pois, com alegria e motivação, a passagem de mais um aniversário de nossa Sorocaba.

* João Dias de Souza Filho é jornalista e escreve quinzenalmente neste espaço

Nenhum comentário: