segunda-feira, 18 de julho de 2011

Final de futebol feminino bate recorde no Twitter

A final da Copa do Mundo Feminina de Futebol entre Japão e Estados Unidos, disputada no domingo, estabeleceu um recorde de mensagens publicadas no Twitter rede de microblogs na internet - por segundo, superando até mesmo o casamento na família real britânica e a morte de Osama bin Laden.

O Japão esteve duas vezes em desvantagem duas vezes no empate por 2 a 2, sendo por 1 a 1 no tempo regulamentar e por 1 a 1 na prorrogação. Assim, a definição da final, disputada em Frankfurt na Alemanha, aconteceu apenas na disputa de pênaltis. Os Estados Unidos buscavam o terceiro título mundial, enquanto as japonesas foram campeãs pela primeira vez após terem perdido as 25 partidas anteriores contra as norte-americanas.

A dramática decisão provocou 7.196 mensagens por segundo, de acordo com o Twitter. A vitória do Paraguai sobre o Brasil nos pênaltis, pelas quartas de final da Copa América, também no domingo, ficou próxima do recorde, com 7.166 "tweets".

A marca anterior aconteceu na virada do ano no Japão, com 6.939 mensagens. Outros eventos que geraram grande quantidade de "tweets" foram a morte de Bin Laden 5.106 mensagens por segundo e o Super Bowl em fevereiro 4.064 mensagens.

A vitória da Espanha sobre a Holanda na final da Copa do Mundo em julho de 2010 registrou 3.051 mensagens, mas a cifra recorde no torneio 3.283 foi alcançada quando o Japão venceu a Dinamarca na fase de grupos, comprovando a penetração do Twitter no país asiático. O recorde reflete também a febre que se tornou a rede social. Atualmente, são publicadas, em média, 200 milhões de mensagens por dia, contra as 10 milhões de dois anos atrás. (AE)

Nenhum comentário: